A diretoria da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDDPD) da OAB Ceará esteve reunida, na quarta-feira (20/09), com a presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides; com o presidente da Comissão de Inclusão e Acessibilidade do TJCE, representado pelo juiz federal Júcio Carvalho Coelho, e a Diretora do Fórum, juíza federal Solange Menezes. A pauta do encontro foi dar continuidade à uma reunião anterior no sentido de garantir uma melhor acessibilidade nas instalações do Tribunal e eventuais parcerias com a instituição.

A ação da CDDPD da OAB Ceará faz parte das atividades propostas pelo “Setembro Verde”, alusivo ao mês da inclusão. Na oportunidade, ficou claro que o Tribunal de Justiça já possui um projeto de reforma do Fórum, que deverá assegurar ainda mais acessibilidade às pessoas com deficiência que circulam pelo edifício.

De acordo com o presidente da CDDPD da OAB-CE, Emerson Damasceno, as ações da Comissão seguirão ao longo do mês de setembro em busca de garantir mais acessibilidade e inclusão nos órgãos do Sistema de Justiça. “Além dessa pauta urgente e necessária, é também do nosso interesse buscar uma parceria com a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC) no sentido de realizar algumas palestras e cursos para a magistratura. Como Comissão, também nos colocamos à disposição para participar de uma eventual vistoria sobre essas obras, se for do interesse do TJCE. Também seguimos na luta pela eliminação de outras barreiras que ainda existem às pessoas com deficiência. Considero que foi uma reunião muito produtiva”, disse o advogado.

Também participaram do encontro os seguintes membros que compõem a diretoria da CDDPD da OAB Ceará: a 1ª Vice-presidente, Maria Cristina Soares Rocha; a Secretária Geral, Fabiana Barrocas Alves Farah; o Secretário Geral Adjunto, Maurício da Silva Lima; e a membra Rosette Nunes Correia Lopes.