A OAB Subsecção do Maciço de Baturité realizou, na última terça-feira, 10/10, uma Sessão Solene de Desagravo Público em frente à Câmara Municipal de Aracoiaba em apoio ao advogado Francisco Yago Oliveira do Nascimento.

O pedido de desagravo foi aprovado em razão do uso de palavras ofensivas e desrespeitosas às prerrogativas profissionais da advocacia, proferidas a um jovem advogado, mediante uma live realizada no perfil de rede social de José Nazareno Oliveira Bezerra, no dia 15 de julho de 2020, com mais de mil visualizações, propagando prejuízos à honra, imagem e reputação profissional do referido advogado.

A presidente da Subsecção, Janaína Nunes, durante a leitura da nota de desgravo público, repudiou o desrespeito à classe e reputação profissional do referido advogado. “Quanto ao ofensor, deve receber o nosso mais veemente repúdio, para que fique com a certeza de que não recuaremos, continuaremos reagindo, como fez o colega hoje desgravado, sempre em defesa da Constituição, das leis, da Justiça e ao fim da proteção inegociável da própria cidadania”, afirmou.

O advogado Francisco Yago Oliveira do Nascimento agradeceu a OAB pelo ato e destacou a união da advocacia contra violações das prerrogativas. “O que passei, espero que sirva de exemplo para que você nunca incline a cabeça para as injustiças sociais, pois somos profissionais do direito, administramos a justiça. Quero dedicar esse ato de justiça aos amigos e amigas de Aracoiaba. Agradeço todo o apoio da Subsecção e da seccional cearense”, disse.

O coordenador do Centro de Apoio e Defesa do Advogado, José Navarro, representou a diretoria da OAB Ceará e reforçou o apoio prestado. “Nós estamos aqui defendendo a sociedade, pois quando querem calar a advocacia, estão ofendendo a própria sociedade. O ato de desgravo tem uma importância fundamental e estamos aqui para prestar solidariedade e lutar pela defesa das nossas prerrogativas”, reforçou.

Na oportunidade, estiveram presentes o vice-presidente da OAB Subsecção do Maciço de Baturité, José Leal Gomes Filho, a diretora da Subsecção, Karine Almeida, o presidente da Comissão de Prerrogativas da Subsecção e diretor, José Nilton Sales Júnior, o ex-presidente da subsecção e membro da comissão de prerrogativas, Felipe Augusto, o presidente da CAACE de Baturité, Alysson Aragão, e o presidente da Comissão de Prerrogativas da Subsecção de Canindé, Marcos Coelho, além da advocacia da região.