Durante a semana da consciência negra, celebrado no dia 20 de novembro, a Comissão de Promoção da Igualdade Racial (COPIR) da Ordem do Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) realizou uma série de visitas a escolas públicas dos municípios de Fortaleza, Eusébio e Pentecoste. O objetivo é promover diálogos com crianças e jovens a respeito da importância dessa data, da necessidade de debater sobre o assunto durante o ano inteiro e da valorização do povo negro.

Na ocasião, os debates foram ampliados e foi possível, inclusive, escutar vivências comoventes de crianças que relataram sofrer com o racismo diariamente. Nesse sentido, foi realizado um trabalho de conscientização junto aos estudantes, levando a compreensão de que racismo é crime e da necessidade da população negra ocupar diversos espaços.

O presidente da COPIR da OAB-CE, Paulo Vale, relatou que essa ação representou um momento muito gratificante para a Comissão porque se tratou de um diálogo franco e válido, o qual crianças e jovens tiraram suas dúvidas sobre o racismo e como denunciar crimes dessa natureza. “Foi muito importante fazer parte do mês da consciência negra nas escolas, onde pudemos apresentar muitos pontos com relação ao que os negros sofreram historicamente e trazendo um pouco das responsabilidades da legislação, demonstrando que racismo não é brincadeira. Nestas visitas, diretores, alunos e professores tiveram acesso a informações úteis, ressaltando a importância de se falar sobre a consciência negra não só no mês de novembro, mas durante todo o ano, porque é uma responsabilidade nossa”, defendeu.

AÇÕES DA COMISSÃO
Dentre as ações relacionadas ao mês da consciência negra, a COPIR, com o apoio da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), irá realizar na próxima quinta-feira, dia 30 de novembro, uma série de palestras, cujo tema central é “Democracia e Equidade Racial”. O evento contará com importantes nomes do cenário nacional, fazendo alusão ao novembro negro, calendário destinado à visibilidade da luta antidiscriminatória em diversos setores da sociedade. As inscrições são gratuitas, através do site da ESA-CE disponível neste link e haverá desconto na anuidade para advogados (as) inscritos (as), que registrarem pelo menos 75% de presença no evento.

SERVIÇO
Democracia e Equidade Racial
Local: Auditório da OAB-CE
Data: 30 de novembro
Horário: 08h às 18h