No dia 15 de dezembro, celebramos o Dia da Mulher Advogada, uma data que nos remete à trajetória de Myrthes Gomes de Campos, pioneira que, em 1906, conquistou o registro como a primeira advogada do Brasil. É um momento de reflexão sobre as conquistas das mulheres na advocacia e, sobretudo, sobre os desafios que ainda persistem.

O avanço da presença feminina nas cortes superiores é inegável, com figuras notáveis como Raquel Dodge, Grace Mendonça e Rosa Weber, que lideraram importantes órgãos vinculados à Justiça brasileira. No entanto, é imprescindível trazer essa realidade para o contexto cearense e destacar o papel da OAB-CE, por meio de sua Comissão da Mulher Advogada, na busca incessante pela valorização e igualdade de gênero na advocacia.

Atuando em todo o estado, a Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE não se limita apenas a questões profissionais, mas também se engaja ativamente no combate à violência contra a mulher, liderando campanhas educativas, em parceria com outras instituições comprometidas com a causa.

Hoje, mais de um milhão e trezentos mil advogados integram a Ordem dos Advogados do Brasil. A valorização do gênero é uma pauta constante na OAB Ceará, refletida na busca pela paridade em eventos e cursos. A defesa das prerrogativas da mulher advogada não é apenas um compromisso ético, mas uma missão que envolve a formação de uma rede de apoio e proteção para todas. À OAB-CE não se limita a ser uma entidade de classe; somos a representação da diversidade e identidade do povo brasileiro.

A Ordem tem o dever ético e legal de assegurar as prerrogativas das advogadas. Além disso, é imperativo que as mulheres advogadas estejam representadas nos corpos diretivos, contribuindo com suas vozes únicas e insubstituíveis. Todos e todas devem ter o espaço necessário para desenvolver suas potencialidades, preservando o patrimônio jurídico uns dos outros.

Reafirmamos o nosso compromisso de ser um agente ativo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde a mulher advogada não apenas encontra seu lugar, mas assume um papel destacado na construção do futuro do nosso país.

Christiane Leitão, vice-presidente e coordenadora de Comissões Temáticas da OAB Ceará

Clique aqui e confira o artigo publicado no jornal O Povo