Representando a Comissão de Direito Penitenciário (CDP) da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), os membros da CDP, Isaac Gomes e Jean de Oliveira, participaram, no dia 28 de novembro, do evento que faz parte do projeto “Com Textos”, da vice-prefeitura de Fortaleza. Realizado no Teatro Nadir Papi Saboya, em Fortaleza, o tema abordado nesta edição foi “o crime organizado e seus impactos sobre as políticas de segurança pública”.

Com o objetivo de promover debates sobre temas emergentes, o projeto “Com Textos” convidou para palestrar nesta segunda edição, o jornalista e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Bruno Paes Manso; o ativista e conselheiro da Central Única das Favelas (CUFA), Preto Zezé; e o jornalista e pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ricardo Moura.

O membro da Comissão de Direito Penitenciário da OABCE, Isaac Gomes, destacou que o evento foi bastante importante para a Comissão, pois “os palestrantes trouxeram expressivos conhecimentos de atuações de políticas de segurança pública que são efetivadas não apenas no seio social, mas também em unidades prisionais em outros estados, de modo que essas políticas podem enriquecer ainda mais o debate sobre novos planos para segurança pública a serem implementados no Estado do Ceará”, pontuou.

Ainda na ocasião, houve o lançamento do livro “A Fé e o Fuzil – crime e religião no Brasil do século XXI”, de autoria de Bruno Paes Manso, que analisa as relações entre as facções criminosas e as instituições sociais.