A Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero (CDSG) da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), participou, nos dias 6 e 7 de dezembro, do XI Congresso Nacional do Direito a Diversidade Sexual e de Gênero, em Goiânia (GO). O evento anual é promovido pelo Conselho Federal da OAB, através da sua Comissão Especial da Diversidade Sexual e de Gênero (CEDSG) e foi realizado, ineditamente, na região centro-oeste do Brasil.

Com o objetivo de debater sobre os direitos da população LGBTI+, o congresso contou com diversos painéis, que debateram a temática da diversidade a partir de uma visão jurídica antidiscriminatória. O Congresso ocorreu no auditório da OAB Goiás, como parte de um processo de interiorização da CEDSG, e contou com uma programação de abertura, além de nove (9) painéis distribuídos ao longo do segundo dia de evento.

Dentre os assuntos discutidos, foram abordadas temáticas como a empregabilidade e empreendedorismo de pessoas LGBTI+, os direitos das Famílias LGBTI+ e o papel do Sistema de Justiça na inclusão de pessoas LGBTI+ no processo eleitoral.

A presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-CE, Ivna Costa, participou do evento e relatou que foi gratificante ver a diversidade de temas abordados na ocasião. “A participação da OAB-CE no congresso reforça o compromisso da instituição com a defesa dos direitos humanos da população LGBTQI+. Foi uma experiência transformadora e tenho certeza que levarei todo o aprendizado e as reflexões desse evento para a Comissão da Diversidade da OAB-CE”, comentou.

Ainda por ocasião do XI Congresso Nacional do Direito a Diversidade Sexual e de Gênero, a advogada Ivna Costa também esteve presente no Encontro de Presidentes de Comissões da Diversidade para Diversidade Sexual e de Gênero, oportunidade que considerou como uma experiência enriquecedora devido à troca de conhecimentos com outros participantes.