A OAB Ceará realizou, na manhã desta quarta-feira (24/01), a solenidade de reinauguração da sala de apoio na Vara de Custódia de Fortaleza, que homenageia o advogado criminalista José Geraldo Eugênio Saraiva. O novo espaço conta com um ambiente climatizado, computadores, leitoras digitais, impressora, gelágua e um ambiente pensado para proporcionar comodidade aos advogados e advogadas que frequentam diariamente a Vara de Custódia.

No início da solenidade, o presidente da OAB-CE na Gestão 2022-2024, Erinaldo Dantas, ressaltou sobre a homenagem feita ao advogado José Geraldo Eugênio Saraiva. “A homenagem na escolha do nome partiu do nosso Centro de Apoio, que no caso é o mesmo nome que tinha da sala de antes da reforma, e o nosso objetivo foi manter o nome, mas melhorar a homenagem com a reforma, como forma de agraciamento aos advogados e advogadas que atuam na advocacia criminal”, explicou.

O advogado e filho do homenageado, Cláudio Saraiva, emocionado, agradeceu pela ação, que legitima o legado deixado por seu pai. “Eu e minha família só temos a agradecer a todos os envolvidos nessa linda homenagem feita à pessoa de meu pai, que foi um homem inteligente, obstinado, e que tinha sobretudo, um amor à advocacia. Hoje estou aqui ao lado de meu filho, recém ingresso nos quadros da OAB Ceará e só temos a agradecer a todos por eternizar esse legado.”, finalizou.

A juíza titular da Vara de Custódia da Comarca de Fortaleza, Adriana Dantas, reforçou sobre a importância da advocacia para o cotidiano da justiça. “Gostaria de parabenizar todos os advogados e advogadas, na pessoa do presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas pelo espaço que está sendo aqui hoje, ofertado a advocacia. É importante que esse lugar seja acolhedor e que ele tenha o que é necessário para essa nobre missão da advocacia. A Vara de Custódia sem o trabalho da advocacia, não seria tão eficiente quanto ela é. Que daqui possam sair as defesas brilhantes que a gente diariamente acompanha. Parabéns a todos”, finalizou.

Marcus Vinícius de Oliveira, representante da 162º Promotoria de Justiça de Fortaleza do Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE), comentou sobre a parceria entre as instituições e profissionais envolvidos. “O MP-CE está sempre à disposição para a advocacia. A palavra que eu vejo é respeito, porque esse é um ato de respeito aos advogados, tendo em vista que uma sala dessa onde todos têm o acesso. Nós, que trabalhamos diariamente com advogados (as), somos verdadeiros colegas de profissão. Nossos caminhos foram diferentes, mas por isso não deixamos de ser colegas Queremos que continue sempre essa aura de parceria”, afirmou.

Já a representante da 96ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, Yháskara Lacerda Cabral, enfatizou sobre a necessidade da parceria entre os envolvidos para o bom funcionamento da justiça. “Nós buscamos essa integração nos processos diários que nós vivenciamos aqui, na audiência de custódia. Então, o advogado como indispensável à justiça também, à justificação, à aplicação da lei, recebe hoje esse espaço aqui muito digno, para estabelecer mais ainda o seu exercício da profissão. Desejo um bom uso dessa sala, a mais bonita e elegante da custódia, e a todos, uma boa sorte”, estimou.

Ainda durante a solenidade, o presidente da Ordem Alencarina, pontuou também sobre as demais inaugurações e reinaugurações de salas e espaços para a advocacia em todo o estado. Dantas citou sobre a OAB Ceará ter conseguido, junto à Justiça do Trabalho mais de 100 metros quadrados para a entrega de uma ampla sala com equipamentos e itens que irão facilitar e acolher as demandas da advocacia que atua na seara Trabalhista. Clique aqui e confira.

Participaram da solenidade de reinauguração: o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas; a vice-presidente da OAB-CE, Christiane Leitão; o secretário-geral da OAB-CE, David Peixoto; a conselheira estadual da OAB-CE, Ana Paula Rocha; o coordenador do Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia (CADAA) da OAB-CE, José Navarro; os advogados do CADAA, Meira Barbosa e Paulo Oliveira; o conselheiro jovem da OAB-CE, Jeronnico Cândido; a ouvidora da OAB-CE, Wanha Rocha; a presidente da Comissão do Tribunal de Júri da OAB-CE, Jessica Rodrigues; o presidente da Comissão de Defesa e Assistência ao Advogado da OAB-CE, Júlio Leite; o membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-CE, Paulo Cesar Pimentel; a juíza titular da Vara de Custódia da Comarca de Fortaleza, Adriana Dantas; e a Juíza da vara de custódia Flávia de Souza Duarte.

SOBRE O HOMENAGEADO

José Geraldo Eugênio Saraiva nasceu no dia 13 de setembro de 1934, na cidade de Fortaleza. Formou-se em Direito no ano de 1960 e tornou-se delegado da Polícia Civil. Ao longo da carreira jurídica na seara criminal, Geraldo Saraiva foi conselheiro e membro da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará. Em 2004, presidiu o Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará.