A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) realizou, na última quinta-feira (11/01), a primeira solenidade de entrega de carteiras do ano de 2024. A cerimônia aconteceu no plenário da seccional, onde 53 novos (as) advogados (as) prestaram o tradicional juramento profissional na presença de representantes da Ordem e de seus amigos, parentes e familiares que compareceram ao evento.

Conduzida pela vice-presidente da OAB Ceará, Christiane Leitão, a solenidade teve início com as boas-vindas e a apresentação da atual gestão da seccional aos ingressantes na Ordem. “Gostaria de recepcionar os novos colegas desta casa e dizer que o nosso trabalho dentro dessa gestão, capitaneada pelo nosso querido presidente Erinaldo Dantas, é buscar fazer uma OAB cada vez mais participativa, mais inclusiva e mais democrática. Hoje somos mais de 52 mil advogados no estado do Ceará, entre capital e interior, no qual o interior já tem o quantitativo de quase 25% dos colegas advogados. E nossa estrutura só cresce com a soma de novos ingressantes. Parabéns e sejam muito bem-vindos à nossa OAB Ceará”, proferiu.

O secretário-geral adjunto da seccional, Rafael Ponte, apresentou a estrutura do Sistema OAB aos recém-formados e convidou-os a participarem das atividades disponibilizadas para fortalecer a instituição. “A instituição OAB é forte em todo o Brasil, e também no estado do Ceará, porque a responsabilidade da defesa da nossa instituição é de cada um de nós. Vocês têm que fazer parte e fortalecer esse sistema. E isso pode ser feito se engajando nas diversas comissões temáticas, por exemplo. Então fica aqui o nosso convite para que vocês possam fazer parte dessa gestão. Manifesto meus parabéns a cada um de vocês e tenho certeza que todos aqui serão grandes advogados e advogadas”, relatou.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Waldir Xavier, apresentou a atribuição institucional da Caixa, imbuída de garantir o amparo e fomento ao bem-estar da classe advocatícia. “Para nós, que fazemos parte da CAACE, é motivo de orgulho sabermos que somos um dos destaques das Caixas nacionais. Nós ultrapassamos mais de mil convênios que vão desde restaurantes a lojas de roupas e serviços da maior amplitude que se possa imaginar, como Odontologia, Pilates, Fisioterapia e atendimentos psicológicos. Nós temos uma ambulância 24 horas à disposição dos advogados. E trago a primeira novidade do ano de 2024, que é um aplicativo que desenvolvemos, no qual o advogado, na palma da mão, pode acessar a nossa agenda institucional de eventos promovidos pela Caixa e consultar os convênios mais próximos a partir do sistema georreferencial”, revelou.

Convidado a discursar, o presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA-CE), Raphael Castelo Branco, pontuou as principais atividades e os números conquistados pela Escola. “A Escola Superior da Advocacia tem como missão institucional capitanear todas as ações de cunho acadêmico, de cunho informativo e de cultura jurídica para garantir o aperfeiçoamento profissional da classe. Então, nós temos uma estrutura interiorizada e voltada a essa capacitação contínua. Acreditamos na importância da Educação, até porque o Direito, por sua essência, é uma ciência completamente dinâmica. Só no ano de 2023, nós tivemos cerca de 1.300 horas aulas e quase 37 mil inscrições nas ações institucionais, as quais encorajamos sempre todos os colegas a se inscreverem e participarem”, incentivou.

O juramento profissional foi prestado perante a vice-presidente da OAB Ceará e cada ingressante recebeu, individualmente, sua carteira da Ordem, seguidos da realização dos registros fotográficos.

Compuseram a mesa: a vice-presidente da OAB Ceará, Christiane Leitão; o secretário-geral adjunto da OAB-CE, Rafael Ponte; o diretor adjunto de prerrogativas da OAB-CE, Márcio Vitor de Albuquerque; o presidente da Subseção do Vale do Salgado, Kleber Colares; o presidente da Escola Superior de Advocacia, Raphael Castelo Branco; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Waldir Xavier; a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Francisca Castelo Branco; o presidente da ESA de Canindé, Denis Aúr; o presidente da Comissão de Juventude, Hiago Marques; a presidente da Comissão do Tribunal de Júri, Jéssica Rodrigues, e o ex-presidente da OAB-CE, Paulo Quezado.