A OAB Ceará promoveu um evento especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher, na última sexta-feira, 8 de março, na sede da seccional. Denominado “Liderança feminina: Evolução, protagonismo e bem-estar”, o evento contou com o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA-CE) e da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), assim como com a parceria da Comissão da Mulher Advogada (CMA) e outras comissões do Sistema OAB.

A partir de uma indicação do Conselho OAB Jovem, o presidente e a vice-presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas e Christiane Leitão, fizeram a inauguração da Sala de Amamentação na sede da Ordem, destinada às mulheres visitantes da seccional. Além disso, o evento contou com a exposição de uma série de produtos para venda e a CAACE disponibilizou diversos serviços de saúde e bem-estar a todos (as) os (as) participantes.

Durante a abertura da solenidade, houve a apresentação cultural da artista Nicinha do Acordeom, que executou o hino nacional brasileiro e outras músicas do seu repertório. Junto à Nicinha, o músico e poeta popular, Tião Simpatia, recitou versos da obra de sua autoria, que explica sobre a Lei Maria da Penha em poesia de cordel. Em seguida, foi instalada a Prateleira Maria da Penha, composta por uma coletânea de obras temáticas em defesa da equidade de gênero e proteção das mulheres, bem como diversas publicações da OAB em referência à pauta feminina, que ficará disponível na sede da Ordem.

Compondo a mesa de solenidade, o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, afirmou que esse momento é muito especial de celebração ao dia internacional da mulher. “Já iniciamos as ações em homenagem a este dia com a inauguração de uma sala de amamentação. A gente já projetou a OAB, agora todos os banheiros já estão com trocadores. Mas ainda não tinha espaço aqui para as mães, as lactantes, poderem amamentar seus filhos e suas filhas. O que a gente fez aqui na entrada da OAB foi tornar o espaço mais confortável, com um ambiente muito bacana para amamentação. Então, deixo aqui o convite para que vocês possam ver o que a gente acabou de inaugurar. Mas, para não atrapalhar a sinergia do evento, deixo o espaço para a Christiane Leitão dar sequência aos trabalhos. Muito obrigado”, declarou.

A vice-presidente da OAB-CE e presidente da Comissão da Mulher Advogada, Christiane Leitão, presidiu a mesa do evento e realizou a posse de 203 membros em 47 Comissões Temáticas da Ordem cearense.

“É com enorme prazer que a gente compõe essa mega mesa, não só para marcarmos o dia 8 de março, que é um dia de luta, mas é um dia em que a gente celebra, também, vitórias. E, juntas e juntos, nós celebramos a paridade na Ordem dos Advogados. Paridade que nasceu aqui em Fortaleza e que se estendeu ao país inteiro, tornando obrigatória a presença de nós, mulheres, nas instituições. É importante que a gente frise porque esse movimento nasceu no Ceará, na terceira Conferência Nacional da Mulher Advogada, em que foi estabelecida a obrigatoriedade da participação em chapas e isso mudou o quadro estruturado da Ordem dos Advogados. Até então, na nossa OAB, quase centenária, o que se ouvia falar era que a gente não participava porque não tinha vontade de participar. Eu acho que 60% de advogadas inscritas nos nossos cursos demonstram, sim, que nós queremos, sim, participar, e participar juntos com os colegas, pedindo respeito, pedindo valorização da advocacia. Hoje, a gente celebra esse 8 de março dizendo a todos e a todas que a Ordem está de portas abertas. A gente marcou essa posse coletiva de colegas advogadas para sinalizar que esse é um capítulo vencido na nossa Ordem. E quem quiser participar é só vir e dar as mãos a todos nós”, incentivou.

Composta por mulheres, a mesa da solenidade seguiu com o painel de palestras, em que a advogada e secretária-executiva de enfrentamento à violência contra a mulher do estado do Ceará, Raquel Andrade; a jornalista e consultora de Comunicação, Andressa Meireles e a médica especialista em Medicina estética, Nicolle Vichnevski, debateram sobre o tema principal do evento: “Liderança feminina: Evolução, protagonismo e bem-estar”.

O encerramento da solenidade se deu logo após a rodada de palestras, com a realização de sorteio de diversos brindes às participantes. A cerimônia foi transmitida pelo canal da OAB Ceará no Youtube e pode ser acessada através deste link.

Compuseram a mesa: o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas; a vice-presidente da OAB-CE e presidente da Comissão da Mulher Advogada, Christiane Leitão; o secretário-geral da OAB-CE, David Peixoto; a conselheira federal da OAB e presidente da Comissão de Práticas Colaborativas, Ana Paula de Araújo Holanda; a secretária-geral do Conselho Federal, Sayury Otoni; a excelentíssima juíza titular do Juizado de violência doméstica e familiar, Rosa Mendonça; a secretária-executiva de Mulheres do Estado do Ceará, Raquel Andrade; a Conselheira Federal da OAB de Minas Gerais, Núria de Paula; representando a Secretaria de Educação do Estado, a coordenadora dos projetos educativos do primeiro Juizado da Mulher, professora Raelisa Maia; e representando o Instituto Maria da Penha, Naná Jucá.

Clique aqui e confira a cobertura de fotos do evento.