A OAB Ceará, por meio da Comissão Especial de Mediação e Conciliação, criou o Super Grupo de Trabalho com o intuito de proporcionar aos membros das comissões, que possuem adequação com a temática, constantes aperfeiçoamentos, valorizando a Advocacia Cearense.

A reunião para apresentação do Grupo aconteceu no último dia 28/02, na sede da OAB Ceará, e contou com a presença da vice-presidente da OAB-CE e coordenadora das comissões temáticas, Christiane Leitão, o presidente da ESA-CE e coordenador adjunto das comissões, Raphael Castelo Branco, e dos representantes das comissões que integraram o projeto.

De acordo com a presidente da Comissão de Mediação e coordenadora do grupo, Adhara Camilo, o projeto irá trabalhar no desenvolvimento de competência, saberes e legislação, estimulando os membros das comissões, advogados e graduandos, a se capacitar, a pesquisar, peticionar e pôr em prática métodos adequados para a resolução de conflitos. “Constatou-se a necessidade do diálogo entre as comissões temáticas da OAB Ceará, para fortalecer a interdisciplinaridade entre elas. Então, o Super Grupo de Trabalho vem para somar forças trazendo a temática da mediação”, explicou.

A integrante da comissão e também coordenadora do grupo de trabalho, Margareth Castelo Branco, destaca a importância do projeto. “Iremos abordar temas ligados a negociação, a prática da comunicação não violenta, conciliação e mediação, visando atender o entendimento dos procedimentos de mediação e a dinâmica das audiências nos CEJUSCS e Varas Cearense.  Os cursos serão ministrados na ESA de maneira híbrida (presencial e online), podendo ser gratuitos ou pagos.  Então, vem interagir com a ordem”, disse.

A presidente da Comissão de Educação e Cidadania da OAB-CE, Sônia Cavalcante, participou da reunião. “Foi apresentado o projeto com o apoio da ESA, e da OAB, para em seguida iniciar com uma roda de conversas, onde as comissões irão falar das suas ações com enfoque na mediação e trabalhar em conjunto formando um grande elo e divulgando a importância das comissões como protagonistas da sociedade”, complementou.

Também participaram do momento a presidente da Comissão de Direito das Sucessões, Patrícia Ciríaco, a membra da Comissão da Mulher Advogada, Olga Loiola, a presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Stela Maris Nogueira Pacheco, e a presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, Patrícia Viana.