O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, realizou a entrega da Medalha Advogado Padrão referente ao ano de 2023 aos advogados Francisco Caminha (OAB/CE: 4.4665) e José Gonçalves Feitosa (OAB/CE: 9.255), na tarde do dia, 18/03, na sala da presidência da seccional. Os nomes foram indicações da conselheira estadual da OAB-CE, Clara Petrola, que também prestigiou o momento. A solenidade contou também com presença do psicólogo, Moacir Soares.

O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, celebrou o momento. “Todos os advogados e advogadas que recebem a Medalha Advogado Padrão, são exemplos de uma carreira exercida com ética, honradez e muito trabalho. É muito gratificante prestar essa homenagem a profissionais tão exemplares”, comemorou.

Francisco Caminha é bacharel em direito, professor, escritor e cronista. Especialista em Ciência Política pela Universidade de Lisboa. Foi Auditor da Caixa Econômica, Superintendente Estadual do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT). Exerceu quatro mandatos eletivos, dois como deputado estadual (2003-2006 e 2007-2010), onde exerceu também os mandatos de vice-presidente da Assembleia Legislativa (2007-2010), e presidente, em janeiro de 2011, além de reitor da Universidade do Parlamento (UNIPACE), de 2007-2010; e dois como Vereador de Fortaleza (1997 – 2002). Foi coordenador de projetos especiais do governo do Estado do Ceará, assessor do gabinete do governador do estado do Ceará (2015/2016). Foi também secretário municipal de Fortaleza em 2005/2006 (regional Centro), e Secretário Municipal de Planejamento Urbano e Ambiental.

José Gonçalves Feitosa nasceu em setembro de 1958 em Tauá, Ceará. É bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), especializado em Direito Constitucional. Já trabalhou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa, secretário parlamentar da Câmara dos Deputados em Brasília, chefe de gabinete da Prefeitura de Maracanaú, Caucaia e do Dep. Administrativo da Assembleia Legislativa do Ceará, entre outras funções políticas.


Sobre a Medalha Advogado Padrão

A comenda, instituída na década de 1970, é outorgada aos advogados e às advogadas inscritos(as) na OAB há mais de 30 anos, que não tenham sofrido punição disciplinar, que gozem de inatacável conceito perante a comunidade, como advogado (a) e cidadão (ã). Representa um reconhecimento pessoal e profissional, além de ser um estímulo para que outros profissionais também tenham a referência daqueles membros da advocacia que foram e são essenciais na garantia dos direitos aos cidadãos.