O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, Erinaldo Dantas, nomeou o advogado Fellipe Matos Guerra (OAB-CE: 49.759), como presidente da Comissão de Direito Contábil da OAB Ceará. A decisão foi confirmada através da portaria N°017/2024, assinada pelo presidente da Ordem, no dia 2 de abril. No ensejo, foi nomeada também a diretoria da Comissão.

Fellipe Guerra é contador, advogado tributarista, pós-doutorando em Contabilidade na Universidade de São Paulo (USP) e há mais de 15 anos atua com Consultorias Tributárias. Participou ativamente das discussões sobre a Reforma Tributária no Congresso Nacional e atualmente é o presidente do Conselho de Contabilidade do Ceará (CRC-CE).

Guerra agradeceu pela designação ao cargo e comentou sobre como a Comissão pretende trabalhar. “Expresso minha sincera gratidão ao presidente Erinaldo Dantas e aos conselheiros envolvidos no processo. A Comissão desempenhará um importante papel na promoção da integração e colaboração entre Direito e Contabilidade, visando aprimorar a prática jurídica e contábil por meio do estudo, da capacitação e da pesquisa científica. Nossa gestão se concentrará em fomentar um ambiente de aprendizado contínuo e inovação, organizando eventos educativos e incentivando a produção acadêmica”, explicou. 

“Trabalharemos também para facilitar o diálogo entre profissionais, atuando como órgão consultivo e defendendo os interesses da classe e da sociedade. Nossas ações abordarão temas como legislação societária, normas contábeis, direito tributário, auditoria, fiscalização, governança corporativa, perícia e compliance, sempre com o objetivo de promover a ética, a transparência e a justiça nas práticas contábeis e empresariais”, complementou o advogado tributarista. 

A diretoria da Comissão será composta por Felipe Coelho Teixeira (OAB-CE: 20.277), vice-presidente; Aretha Paula Ferreira Soares (OAB-CE: 43.576), 2º vice-presidente; Moisés Kellyano Farias Alves (OAB-CE: 44.553), secretária geral e Francisco Marcelo Avelino Junior (OAB-CE: 50.007), secretário-geral adjunto.

SOBRE A COMISSÃO 

Aprovada durante a 2ª Sessão Ordinária do Conselho Pleno, a Comissão de Direito Contábil tem a proposta de ser composta por membros com conhecimento nas áreas de Direito Contábil, Direito Tributário, Contabilidade e áreas correlatas, garantindo uma abordagem abrangente e multidisciplinar, além de incentivar a pesquisa e o compartilhamento de conhecimento. Clique aqui e saiba mais