Na última segunda-feira (29/04), membros da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDDPD) e da Comissão de Direito da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CDPTEA) da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), se reuniram, na sede da Ordem, com representantes do Departamento Jurídico do grupo Hapvida NotreDame Intermédica.

A reunião, de caráter institucional, teve como pautas a busca de respostas de alguns ofícios já enviados pela Ordem, além da discussão sobre alguns assuntos pontuais, como a questão de acessibilidade em uma unidade específica do grupo Hapvida, a padronização do estacionamento das unidades de saúde do grupo, bem como questões relacionadas ao prazo de atendimento e terapias para pessoas autistas.

Para o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDDPD), Emerson Damasceno, a reunião foi muito produtiva porque houve um rico intercâmbio de informações. “Estamos tentando estreitar cada vez mais no que for possível avançar em relação à questão do atendimento cada vez melhor para pessoas autistas e também pessoas com demais deficiências. A gente também pode colocar algumas sugestões em relação à questão de desenvolver uma visita das comissões a algumas unidades do plano de saúde a fim de apontar eventuais barreiras que existem e que podem ser melhoradas; e tivemos uma receptividade muito grande do corpo da direção jurídica do plano Hapvida nesse sentido também. Por isso, saí da reunião muito satisfeito”, declarou.

A presidente da Comissão de Direito da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CDPTEA), Ysmênia Pontes, também considera que o encontro foi muito positivo. “A mediação é sempre é o melhor caminho para a solução de eventuais conflitos e esse foi o molde de nossa exitosa reunião com os representantes da Hapvida, que se comprometeram com a OAB a garantir um rápido atendimento aos clientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que precisam realizar não apenas terapias com a celeridade devida, mas em tê-las, preferencialmente, em unidades de atendimentos próximas de suas casas. Manteremos, ainda, canais de constante diálogo para soluções rápidas de demandas que forem surgindo. Essa é a forma que a nossa incipiente Comissão está conduzindo seus trabalhos”, destacou.

Ao final do encontro, a vice-presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, realizou a posse de vinte (20) novos membros para compor a Comissão de Direito da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista da OAB Ceará.