O dia 9 de maio foi marcado pela troca de conhecimento e debates durante o 2º Congresso de Direito Condominial do Nordeste. O evento é uma realização da OAB Ceará, por meio da Comissão de Direito Condominial, e da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), com a organização do Instituto Ecozilla, e com o apoio das Síndicas do Ceará e Assosíndicos CE.

A vice-presidente da OAB Ceará, Christiane Leitão, abriu o evento e pediu um minuto de silêncio em memória do advogado e Conselheiro Estadual da OAB-CE, Marcelo de Oliveira Monteiro, falecido no último dia 08.

Ainda na abertura, a diretora da Ordem destacou que o evento tem renomados profissionais que contribuem para as discussões a cerca do tema. “Estamos muito felizes em realizar a segunda edição desse grandioso evento e conta com grandes profissionais. É ótimo ver a casa cheia e receber todos vocês”, disse Christiane Leitão.

O presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB Ceará, Said Gadelha, ressaltou a importância da capacitação para a discussão do tema. “A gente entende que a advocacia, ela é uma atividade multidisciplinar. Dessa forma, evento como este nos aproxima dos conselhos e de outras entidades, realizando a troca de conhecimento e network”, afirmou.

O presidente da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), Raphael Castelo Branco, exaltou o trabalho das Comissões Temáticas em parceria com a Escola. “O direito condominial congrega conhecimentos mobiliários e até mesmo de mediação, carregam dentro de si uma complexidade de assuntos e ter essa capacitação é muito importante para agregar o conhecimento”, explicou.

O fundador do Instituto Ecozilla, Tiago Machado, comentou sobre a organização do Congresso. “Um dos nossos objetivos com o congresso é capacitar e o outro é aproximar a sociedade das instituições. Ficamos felizes com os elogios que recebemos e de poder contribuir com a qualificação dos profissionais dessa área.”

Ao final da abertura, foi realizada a posse dos(as) novos(as) integrantes da Comissão de Direito Condominial.

Palestras

Após a abertura, o presidente da Comissão Especial de Direito Condominial no Conselho Federal da OAB Nacional e presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB/SP, Rodrigo Karpat, palestrou sobre responsabilidade Civil do síndico. O evento ainda contou com palestras que trouxeram como temas a mudança de destinação do Condomínio, o poder do compliance na prevenção de desvios de verbas condominiais, tecnologia e segurança.

Compuseram a mesa: a vice-presidente da OAB Ceará e coordenadora geral das Comissões Temáticas da OAB-CE, Christiane Leitão, o presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB Ceará, Said Gadelha, o presidente da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) e coordenador adjunto das Comissões Temáticas da OAB-CE, Raphael Castelo Branco, o presidente da Comissão Especial de Direito Condominial no Conselho Federal da OAB Nacional e presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB/SP, Rodrigo Karpat, o fundador do Instituto Ecozilla, Tiago Machado, Comissão de Contabilidade e Auditoria Condominial do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE), Aila Rangel, coordenadora da Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE), Aline Cordeiro, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE, Fernando Galiza, o presidente da Associação dos Síndicos do Ceará, Carlos Campos, 1ª vice-presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB Ceará, Talita Azin, a presidente das síndicas do Ceará, Lucia Duarte.