Com o objetivo de aproximar as juventudes de Fortaleza do encontro da Cúpula de Líderes do G20, que acontecerá em novembro deste ano, no Rio de Janeiro, a Comissão da Juventude (CJ) da OAB Ceará, participou do Youth20 (Y20), no Cuca do José Walter, na última quarta-feira (12/06).

O evento reuniu jovens e representantes do poder público para debates e proposição de soluções por meio da elaboração da “Carta da Juventude de Fortaleza para o G20”. Dentre os temas abordados, estão as mudanças climáticas e a transição energética.

O presidente da Comissão, Hiago Marques, explicou que as questões importantes de transformação acontecem através da juventude da cidade. “É impossível discutir temas para o futuro sem a participação dos jovens. Os problemas estão nos bairros, nas periferias e é essa juventude que mais tem dificuldade no acesso ao ensino superior, ao trabalho. Eles que, realmente, vivenciam as dificuldades do mundo com um todo”, explicou. 

“Ao longo do encontro, discutimos diversos assuntos importantíssimos, como a questão das mudanças climáticas, transição energética e desenvolvimento sustentável; inovação e muitos outros assuntos. O evento é de suma importância pois é voltado para participação dos jovens nessas importantes discussões e são eles quem vivenciam suas respectivas realidades e que devem ser ouvidos na construção de soluções para os diversos problemas que os assolam”,  reiterou o presidente da Comissão da OAB-CE.

Também participaram do momento a secretária-geral da CJ, Letícia Melo, e o membro Lucas Matheus. 

SOBRE A CARTA DA JUVENTUDE

 

Ao longo das discussões, as demandas dos jovens serão compiladas na “Carta da Juventude de Fortaleza para o G20” que, como o próprio nome indica, será levada à Cúpula de chefes de Estado. O documento busca garantir a participação dos jovens no G20. Com informações, O Povo