Na tarde da última segunda-feira (03/06), aconteceu, no auditório da Ordem cearense, a solenidade de entrega de carteiras para 62 novos advogados e advogadas, seguida do lançamento oficial da Cartilha da Jovem Advocacia, organizada e articulada pela Comissão de Apoio à Advocacia em Início de Carreira (CAAIC). O evento intitulado “OABVindos” também contou com o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas empossando 14 novos membros que irão compor os quadros da CAAIC.

Após o hino nacional do Brasil ter sido entoado, Dantas explicou como funciona a alameda de serviços da sede da seccional. “A OAB oferece mais vantagens do que todas as instituições de classe somadas. Para vocês que estão chegando agora, meu conselho é: não montem um escritório, que necessita de recursos de energia, internet e muitas outras coisas. Use a nossa sala de coworking, 100% disponível para todos vocês. No nosso antigo prédio, na Avenida Pontes Vieira, funcionará uma grande sede de coworking, um lindo equipamento disponível para toda a advocacia”, afirmou.

Erinaldo complementou que existe um tripé no Sistema OAB, a seccional, a Escola Superior de Advocacia e a Caixa de Assistência, onde todos buscam melhor atender as necessidades da advocacia cearense, buscando, em suas respectivas temáticas, proporcionar desde momentos de lazer até a promoção de cursos e formações acadêmicas.

Júlia Barreto, presidente do Conselho Consultivo OAB Jovem, ressaltou que o objetivo é que a Cartilha sirva como um manual para os novos advogados e advogadas. “É com grande entusiasmo que anunciamos o lançamento oficial da Cartilha da Jovem Advocacia, um marco significativo em nossa jornada de apoio e orientação aos novos profissionais do Direito. O material fornecido gratuitamente para vocês, foi muito bem pensado e elaborado com o objetivo de fornecer uma base sólida sobre o que é todo o Sistema OAB e também sobre a carreira advocatícia”, finalizou. Clique aqui e acesse na íntegra.

Plinyo Paccioly, conselheiro jovem da OAB Ceará, apresentou alguns dos principais temas que foram abordados no material. “Hoje é um momento muito especial para todos vocês que estão aqui, porém, a gente recebe muitas informações ao mesmo tempo e acaba ficando mais fácil de perdê-las. E foi pensando em organizar e unificar todas essas informações importantes para vocês que estão chegando agora que pensamos nessa cartilha. Nessa cartilha vocês irão encontrar temas como anuidade da Ordem, certificado digital gratuito, Comissões Temáticas, e-mail profissional gratuito e muito mais”, concluiu.

Com a mão sobre o peito, os novos 62 advogados e advogadas realizaram o juramento profissional em novo rito adotado pelo Conselho Federal da OAB e, em seguida, o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, conduziu a cerimônia de posse de novos 14 membros da Comissão de Apoio à Advocacia em Início de Carreira (CAAIC).

Compuseram a mesa: Erinaldo Dantas, presidente da OAB Ceará; Christiane Leitão, vice-presidente da OAB Ceará e coordenadora de Comissões Temáticas; David Peixoto, secretário-geral da OAB Ceará; Waldir Xavier, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE); Francisca Castelo Branco (Chiquinha), vice-presidente da CAACE; Júlia Barreto, presidente do Conselho Consultivo OAB Jovem e presidente da Comissão de Apoio a Advocacia em Início de Carreira (CAAIC); Timóteo Fernando, conselheiro estadual e ex-presidente da Conselho Jovem da OAB Ceará e Alessandro Rostagno, presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB Espírito Santo.