A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) oficializou, por meio da Portaria nº 18/2025, assinada pela presidente Christiane do Vale Leitão, no dia 08 de janeiro, a nomeação do advogado Fellipe Matos Guerra (OAB/CE 49.759) para presidir a Comissão de Direito Contábil da instituição. O mandato será válido até o dia 31 de dezembro de 2025. Também estiveram presentes no ato da assinatura o vice-presidente da OAB-CE, David Sombra Peixoto, e o coordenador adjunto de comissões, Raphael Castelo Branco.
A Comissão de Direito Contábil tem como objetivo promover debates, capacitações e iniciativas que consolidem a integração entre o Direito e a Contabilidade, buscando soluções práticas e eficientes para a advocacia empresarial e tributária.
Christiane Leitão justificou a escolha de Fellipe Guerra para presidir a Comissão. “Esta nomeação reforça o compromisso da OAB-CE com a valorização do conhecimento técnico e multidisciplinar. Tenho plena convicção de que, com sua experiência e dedicação, ele contribuirá significativamente para o fortalecimento da relação entre o Direito e a Contabilidade, promovendo avanços essenciais para a advocacia cearense”, ressaltou.
Sobre a nomeação, Fellipe Guerra destacou o compromisso de elevar a relevância do Direito Contábil no estado do Ceará. “Assumir a presidência desta Comissão é uma honra e um desafio que recebo com entusiasmo. Essa nomeação representa a importância do Direito Contábil no cenário jurídico e evidencia o papel do Ceará como protagonista nesse campo. Espero contribuir significativamente para fomentar discussões relevantes que fortaleçam a integração entre o Direito e a Contabilidade”, afirmou.
Guerra é contador, advogado tributarista, pós-doutorando em Contabilidade na Universidade de São Paulo (USP) e há mais de 15 anos atua com Consultorias Tributárias. Participou ativamente das discussões sobre a Reforma Tributária no Congresso Nacional e atualmente é o presidente da Comissão de Direito Contábil da OAB Ceará e presidente do Conselho de Contabilidade do Ceará (CRC-CE). Em 2024, foi nomeado como presidente da Comissão Especial de Direito Contábil da OAB Nacional.