A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) nomeou, no dia 15 de janeiro, o advogado Gabriel Garcia de Carvalho (OAB/CE 42.300) como presidente da Comissão de Apoio ao Acadêmico de Direito (CAAD). A nomeação foi oficializada por meio da Portaria nº 57/2025, assinada pela presidente da OAB-CE, Christiane do Vale Leitão, com mandato vigente até 31 de dezembro de 2025. Também estiveram presentes no ato da assinatura o vice-presidente e Coordenador Geral das Comissões da OAB-CE, David Sombra Peixoto; o Secretário-Geral Adjunto e Corregedor, Francivaldo (Vavá) Lemos; o Diretor adjunto de prerrogativas, Márcio Vitor Albuquerque; e o Coordenador adjunto de comissões, Raphael Castelo Branco.
Christiane Leitão destacou a relevância da Comissão e a confiança no trabalho de Gabriel Carvalho. “A CAAD é um espaço essencial para incentivar a integração entre os futuros advogados e o sistema OAB, promovendo conhecimento, qualificação e oportunidades. Temos certeza de que Gabriel Carvalho desenvolverá um trabalho exemplar e inovador para fortalecer essa relação”, afirmou.
Assumindo a presidência da Comissão, Gabriel Carvalho ressaltou a importância do fortalecimento dos laços entre a OAB e os acadêmicos de Direito. “Recebo essa nomeação com grande alegria e responsabilidade. Nosso objetivo é aproximar ainda mais a OAB dos acadêmicos de Direito, fortalecendo as relações institucionais com as coordenações dos cursos, centros acadêmicos e movimentos estudantis em todo o Ceará. Queremos também contribuir para a formação acadêmica por meio da produção científica e capacitação, preparando melhor os estudantes que iniciam sua trajetória na advocacia”, afirmou.
Durante sua trajetória acadêmica, Gabriel Garcia de Carvalho foi vice-presidente do Centro Acadêmico Arnaldo Vasconcelos do curso de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor) e diretor operacional da Associação dos Jovens Advogados de Fortaleza e Região Metropolitana (AJAFORTE). Atualmente, é membro da Comissão da Juventude da OAB-CE e presidente da Comissão de Apoio ao Acadêmico. É pós-graduado em Direito e Mercado Imobiliário pelo Instituto Luiz Mário Moutinho, em Recife-PE. Além da atuação jurídica, também integra a ONG “Mãos que Abraçam”, que realiza trabalhos sociais voltados para idosos, crianças, animais e pessoas em situação de vulnerabilidade.