A advogada Clara Rachel Feitosa Petrola (OAB/CE 15.946) foi nomeada para a presidência da Comissão da Advocacia em Conselhos e Ordem de Profissões da OAB-CE. A designação foi oficializada pela presidente da OAB Ceará, Christiane do Vale Leitão, por meio da Portaria nº 81/2025, assinada no último dia 24 de janeiro, com vigência até 31 de dezembro de 2025. A cerimônia de posse contou com a presença do coordenador adjunto das Comissões Temáticas da OAB-CE, Raphael Castelo Branco.

A presidente da OAB Ceará, Christiane Leitão, destacou a importância da Comissão e sua relevância para a classe advocatícia. “A criação desta Comissão reforça o compromisso da OAB Ceará em oferecer suporte e assegurar os direitos dos advogados e advogadas que atuam nos conselhos profissionais. É essencial que esses profissionais tenham uma atuação fortalecida, com respaldo institucional e condições adequadas para desempenhar suas funções com segurança e eficácia”.

Ao assumir pela segunda vez o cargo, Clara Petrola reforçou seu compromisso com a função e destacou os objetivos da Comissão. “A criação desta Comissão representa um importante passo para fortalecer a atuação jurídica dos conselhos, garantindo um espaço de articulação institucional e discussão de temas fundamentais, como a nova Lei de Licitações, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), processos disciplinares e a inteligência artificial aplicada à advocacia pública. A OAB-CE desempenha um papel essencial na defesa das prerrogativas dos advogados e advogadas que atuam nesses órgãos, promovendo o diálogo e a cooperação para soluções mais justas e eficazes”, pontuou.

Clara Rachel Feitosa Petrola possui uma sólida trajetória na advocacia e na atuação institucional. Conselheira seccional da OAB-CE, é advogada eleitoralista e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). Atualmente, é mestranda em Ciência Política pela Universidade de Lisboa e coordenadora do curso de Pós-Graduação em Licitações do Centro Universitário Farias Brito. Também integra a Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM).

Com essa Comissão, a OAB-CE reafirma seu compromisso com o fortalecimento da advocacia nos conselhos profissionais e na defesa das prerrogativas dos advogados que atuam nesses órgãos. A iniciativa também visa consolidar um ambiente propício ao diálogo e à cooperação, buscando soluções inovadoras e eficientes para os desafios enfrentados pela classe.

A Comissão da Advocacia em Conselhos e Ordem de Profissões Regulamentadas passa a integrar o conjunto de comissões temáticas da OAB Ceará, promovendo estudos, debates e a formulação de propostas para o aprimoramento da atuação jurídica nos conselhos profissionais, contribuindo para o desenvolvimento da advocacia e para a garantia dos princípios éticos e legais que regem a profissão.