A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) anunciou, no dia 30 de janeiro de 2025, a nomeação da advogada Andrine Oliveira Nunes (OAB/CE – 15.647) como presidente da Comissão Especial de Direito Internacional Brasil/ONU de Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã para Implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas da Ordem dos Advogados do Brasil (CEBRAONU). A portaria de nomeação, de número 96/2025, foi assinada pela presidente da OAB-CE, Christiane do Vale Leitão, e o mandato se estende até 31 de dezembro de 2025.

A CEBRAONU tem um papel fundamental no fortalecimento da integração entre o Brasil e organismos internacionais, promovendo a diplomacia jurídica e a efetivação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU dentro do Sistema OAB. Além disso, a comissão busca fomentar o diálogo com instituições internacionais e promover eventos que contribuam para a troca de experiências jurídicas entre os profissionais da advocacia e entidades estrangeiras.

Em sua posse, Andrine Nunes destacou a importância da comissão para o cenário jurídico e social do Ceará. “Nosso Estado ocupa uma posição estratégica no contexto internacional, seja pelo protagonismo em energias renováveis, seja pelas parcerias consolidadas com diversas nações. Nesse sentido, a Comissão CEBRAONU tem o compromisso de fortalecer a advocacia cearense diante dos desafios globais, promovendo a cooperação jurídica e institucional para a concretização dos ODS e da Agenda 2030″.

Para a presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, a nomeação de Andrine Nunes reforça o compromisso da Ordem em ampliar os horizontes da advocacia cearense no cenário global. “Andrine tem uma trajetória consolidada e vasta experiência na interlocução com organismos internacionais. Tenho certeza de que sua liderança à frente da Comissão CEBRAONU será marcada pela construção de pontes entre a advocacia local e as grandes pautas do Direito Internacional, promovendo um ambiente de cooperação e desenvolvimento para os advogados e advogadas do Ceará”.

Sobre Andrine Nunes

Advogada e professora universitária há mais de 20 anos, Andrine Oliveira Nunes possui doutorado e mestrado em Direito Constitucional, além de especializações em Direito Civil, Processo Civil, Direito Tributário e Processo Tributário, todos pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Com ampla experiência na advocacia e no meio acadêmico, Andrine atua como consultora de organismos internacionais para educação superior e políticas públicas, além de ser palestrante convidada em eventos nacionais e internacionais. Também ocupa cargos de destaque em diversas instituições jurídicas, como o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Instituto dos Advogados do Ceará (IAC) e Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).

Na OAB-CE, além da presidência da Comissão CEBRAONU, Andrine Nunes é vice-presidente da Comissão Estadual de Práticas Colaborativas e diretora-tesoureira da Escola Superior da Advocacia (ESA). Seu trabalho tem sido voltado para a promoção do Direito Internacional como ferramenta essencial na defesa da justiça, da equidade e da sustentabilidade.

Com sua posse, a Comissão CEBRAONU inicia uma nova fase de atuação, reforçando a importância da diplomacia jurídica e do fortalecimento das conexões internacionais para o crescimento da advocacia e do Ceará como protagonista em temas globais.

Estiveram presentes na ocasião o vice-presidente e coordenador das Comissões Temáticas da OAB-CE, David Peixoto, o secretário-geral adjunto e corregedor, Francivaldo “Vavá” Lemos e o coordenador adjunto das Comissões Temáticas, Raphael Castelo Branco.