A advogada Beatriz Azevedo de Araújo (OAB/CE 39.603) foi nomeada para a presidência da Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). A designação foi oficializada pela presidente da entidade, Christiane do Vale Leitão, por meio da Portaria nº 73/2025, assinada no último dia 22 de janeiro, com vigência até 31 de dezembro de 2025. A cerimônia de posse contou com a presença do coordenador adjunto das Comissões Temáticas da OAB-CE, Raphael Castelo Branco.
Ao dar posse à nova presidente da comissão, Christiane Leitão destacou a importância do trabalho desenvolvido na área ambiental. “A defesa do meio ambiente e a garantia do cumprimento da legislação ambiental são pautas de extrema relevância para a advocacia e para toda a sociedade. A OAB-CE segue comprometida em promover debates, acompanhar os processos regulatórios e contribuir para a construção de soluções jurídicas voltadas à sustentabilidade”.
Compromisso com o meio ambiente
Fundadora da ABA Climate Solutions, Beatriz Azevedo tem uma trajetória voltada à promoção de soluções financeiras para tecnologias de mitigação e adaptação climática, com foco em descarbonização e sustentabilidade. Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, onde estudou como bolsista Chevening, Beatriz também foi reconhecida pela ONU com o prêmio Land Heroes por sua atuação na área ambiental. Além da OAB-CE, representa a entidade como membro titular no Conselho Estadual do Meio Ambiente (COEMA).
Ao assumir a presidência da comissão, Beatriz reforçou seu compromisso com a pauta ambiental. “A Comissão tem como pilar a defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado, um direito fundamental garantido pela nossa Constituição. Como advogados, trabalhamos para assegurar esse direito e garantir o cumprimento da legislação”.
A atuação da Comissão de Direito Ambiental se dá por meio de reuniões mensais para acompanhamento dos principais debates ambientais, participação no COEMA e promoção de eventos temáticos. “O sentimento é de gratidão por ter recebido essa responsabilidade e de felicidade por poder continuar defendendo o meio ambiente e representando a Ordem nessa missão por mais uma gestão”, completou Beatriz.
Com essa nomeação, a OAB-CE reafirma seu compromisso com a pauta ambiental, buscando contribuir para o aprimoramento das políticas públicas e o fortalecimento da advocacia especializada na área.