Em celebração ao mês da mulher, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), através da comissão da Mulher Advogada, em parceria com a comissão de Apoio à Advocacia em Início de Carreira, promoveu a “Trilha da Advogada Empreendedora”, realizada na última quinta-feira, 20, no auditório da OAB-CE. Com o apoio da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) e da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), a programação trouxe palestras, painéis, coffee break, sorteios, serviços de massagem, esmaltaria, engraxate, aferição de pressão e glicemia, além de designer de sobrancelhas. Na ocasião, também foi realizada a posse de 150 membros de 43 comissões da OAB-CE. A cerimônia foi marcada por homenagens e discursos de incentivo à valorização das mulheres advogadas.

A presidente da OAB-CE, Christiane do Vale Leitão, reforçou a importância da união e da luta feminina na advocacia. “É uma honra estar aqui celebrando o mês da mulher com todas vocês. Este evento é uma oportunidade para refletirmos sobre o papel da mulher na advocacia e compartilharmos conhecimentos que fortalecem nossa profissão. A OAB-CE tem se empenhado em promover espaços de acolhimento e valorização da advocacia feminina, pois sabemos que a luta por igualdade de condições e respeito é fundamental. A OAB-CE continua à disposição de todas as advogadas, trabalhando para o fortalecimento de nossas comissões e a evolução da nossa profissão. Juntas, somos mais fortes”, frisou.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE, Eliene Bezerra, ressaltou a relevância da iniciativa. “A Trilha da Advogada Empreendedora representa um importante passo para o fortalecimento da advocacia feminina, trazendo não apenas conhecimento técnico, mas também ferramentas essenciais para o desenvolvimento profissional e pessoal das advogadas. Nosso compromisso é oferecer capacitação contínua, incentivar a sororidade e criar oportunidades para que cada advogada possa construir sua trajetória com autonomia e sucesso. Este é apenas o começo de um trabalho que seguirá avançando com iniciativas voltadas ao crescimento e protagonismo das mulheres na advocacia”, afirmou.

“Não é arrogância, é reivindicação”: o chamado à força feminina na advocacia

Atual presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA) do Conselho Federal (CFOAB) no triênio 2025/2027 e diretora da OAB/SP no triênio 2022/2024, Dione Almeida é, também, professora e advogada com foco no direito das mulheres, e atua nas áreas trabalhista, civilista e do consumidor. Durante a palestra “Desafios de Gênero e a Liderança Feminina na Advocacia”, a advogada fez uma reflexão sobre os desafios do protagonismo feminino na área do Direito. “Para sermos grandes líderes, tudo começa com a nossa consciência. Não precisamos nos desculpar constantemente, como costumamos fazer. Temos que parar de aceitar rótulos de arrogância ou antipatia, que muitas vezes são apenas uma releitura do silenciamento que nossas avós e bisavós viviam. Quando alguém diz que nós, mulheres, temos pressa e avançamos muito rápido, eu digo: ‘É pressa porque não é você que está com a botina pesada no pescoço’. A chave para alcançar nossos objetivos está em nos respeitar e compreender que, sim, podemos ser líderes em nossas carreiras, sem nos deixar definir pelos rótulos ou expectativas que a sociedade tenta nos impor”, enfatizou.

Compuseram a mesa durante a cerimônia a presidente da OAB-CE, Christiane do Vale Leitão, a presidente da comissão nacional da Mulher Advogada, Dione Almeida, a presidente da comissão da mulher advogada da OAB-CE, Eliene Bezerra, a vice-presidente da comissão de apoio ao advogado em início de carreira, Letícia Lima, a vice-presidente da CAACE, Francisca (Chiquinha) Castelo Branco; a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima (CAARR), Sandra Raiol; a diretora adjunta de políticas educacionais para mulheres, Érica Martins; a vice-presidente da OAB Roraima, Natália Leitão; a conselheira Federal da OAB, Katianne Wirna; a secretária das Mulheres do Estado do Ceará, Lia Gomes; a co-líder do grupo Mulheres do Brasil, Aline Miranda, a presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalista do Amazonas (ABRACRIM/AM), Catharina Estrella Ballut; a presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica do Ceará, Ana Paula Araújo; e a vice-presidente da OAB-RN, Bárbara Paloma.

Tiveram suas presenças registradas o vice-presidente da OAB-CE e coordenador-geral de comissões, David Sombra Peixoto; o diretor adjunto de prerrogativas, Márcio Vitor Albuquerque; e o conselheiro Federal, Waldir Xavier.