O presidente da Comissão de Direito Militar da OAB-CE, Marcus Luna, realizou, neste último sábado (26), uma visita institucional ao navio da Marinha do Brasil, Fragata Defensora (F-41), a convite do comandante da embarcação, Capitão de Fragata Almeida Matos, e do Capitão dos Portos do Ceará, Bruno Emilião Pinto. O encontro representa um importante diálogo institucional e reafirma a atuação da Ordem na busca de garantir a promoção do direito militar. 

O navio esteve em Fortaleza até o último domingo (27), após permanecer três dias aportado na cidade, com visitação gratuita ao público. Em seguida, deu continuidade à sua rota rumo à costa ocidental africana, onde participará das operações “Obangame Express 2025” e “GUINEX V”, que envolvem impactos jurídicos, econômicos e sociais.

Marcus Luna, que também atua no setor jurídico da Sociedade Amigos da Marinha do Ceará (SOAMAR-CE), destacou a importância desses momentos de interação da sociedade cearense com os equipamentos da Marinha do Brasil. “A Marinha do Brasil convida a Ordem dos Advogados do Brasil fundamentada neste respeito mútuo entre instituições que compartilham ideais semelhantes em prol do Estado Democrático de Direito, da paz, da harmonia e da urbanidade em nosso país”, afirmou o representante da OAB-CE.

A Defensora (F-41) deve permanecer cerca de três meses no mar participando dos exercícios, com retorno ao Brasil previsto para julho deste ano. A embarcação é utilizada em missões operativas e diplomáticas, com capacidade para empregar sistemas de combate e aeronaves.