O I Colégio de Presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) na Gestão 2025/2027 foi sediado em Fortaleza, na sede da instituição. De forma inédita, o evento contou com dois dias de programação, sendo realizado nos dias 28 e 29 de março, reunindo representantes das subseções e diretoria da Ordem para debater temas fundamentais para a advocacia cearense, além de estreitar o diálogo com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
A presidente da OAB-CE, Christiane do Vale Leitão, enfatizou a importância do encontro para o alinhamento estratégico e o fortalecimento da advocacia em todo o estado. “Este Colégio de Presidentes é um momento essencial para ouvirmos as demandas da advocacia cearense, promovendo o diálogo entre as subseções e a seccional para buscarmos soluções conjuntas. Nosso objetivo é garantir que a advocacia, tanto na capital quanto no interior, tenha suporte, valorização e condições adequadas para o exercício profissional”, frisou.
O presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA) e conselheiro federal da OAB, Erinaldo Dantas, reforçou a relevância da ocasião como um espaço de diálogo e construção coletiva. “As pautas debatidas aqui são fundamentais para alinharmos estratégias e garantirmos que a OAB-CE continue sendo uma instituição forte, atuante e presente na vida da advocacia cearense”, pontuou.
Já o coordenador do Colégio de Presidentes de Subseções da OAB-CE e presidente da OAB Sobral, Rafael Ponte, destacou o impacto das discussões e a dimensão da participação ativa dos presidentes de subseções. “Cada pauta debatida reflete diretamente no dia a dia da advocacia. Nossa missão é fortalecer a atuação institucional da OAB-CE em todas as regiões do estado, garantindo que as demandas sejam ouvidas e atendidas”, afirmou.
Diálogo com o TJCE sobre o Processo Judicial Eletrônico
Atendendo ao convite da OAB Ceará, representantes do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) participaram do I Colégio de Presidentes de Subseções da gestão 2025-2027, realizado na tarde do dia 28, na casa da Advocacia cearense. Conduzida pela presidente da Ordem, Christiane Leitão, o tradicional encontro de presidentes subseccionais contou, pela primeira vez, com a participação do TJCE para esclarecer dúvidas sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe) e ouvir as demandas da advocacia da capital e do interior do estado. O vice-presidente do TJCE, desembargador Mauro Liberato, representou o presidente do tribunal, desembargador Heráclito Vieira, e reforçou a importância da parceria entre o Judiciário e a advocacia.
Como parte do encontro, os servidores do TJCE ministraram um treinamento técnico sobre as atualizações e a expansão do PJe, abordando a correta indicação no momento do protocolo para garantir a devida tramitação dos processos. A equipe foi composta pelo secretário judiciário do 2º grau, Valdir de Almeida Filho; pela coordenadora do Núcleo de Apoio
Administrativo do PJe, Isabela Menezes; e pelo assessor do PJe, Alexandre Damasceno. Durante a apresentação, foram destacadas as principais alterações no Processo Judicial Eletrônico, promovendo um debate sobre os impactos das mudanças para a advocacia e a necessidade de capacitação contínua dos profissionais.
No primeiro dia do Colégio, Christiane Leitão ressaltou a importância da proximidade entre a OAB-CE e o Poder Judiciário para garantir melhorias na atuação da advocacia no estado. “Todos que estão aqui saibam que, na nossa gestão, levaremos os anseios da sociedade e da advocacia, especialmente daqueles que estão no interior e confiam em nós para levar essas demandas ao TJCE. A falta de juízes nas comarcas é uma das nossas maiores preocupações, e a sinalização de um novo concurso nos traz esperança. Precisamos seguir juntos para construir um Ceará com mais acesso à Justiça e melhores condições de trabalho para a advocacia”, declarou.
Curso de Media Training aprimora comunicação dos advogados
Posteriormente, os participantes tiveram a oportunidade de participar do Curso de Media Training, realizado em parceria com a Engaja e a Digital College (DC). O material teve como objetivo oferecer orientações e noções de atuação em temas institucionais para advogados.
A primeira etapa foi conduzida pelo diretor da Engaja e da DC, Adriano Muniz, que ministrou uma palestra sobre media training, abordando estratégias de comunicação e a postura ideal em entrevistas para diferentes meios de comunicação. Já a segunda parte do curso ficou a cargo da fonoaudióloga Karine Capistrano, que tratou de aspectos essenciais para uma boa oratória, como respiração, entonação, pausas e ênfase na fala.
A solenidade de abertura contou com a presença da presidente da OAB-CE, Christiane Leitão; do vice-presidente da OAB-CE, David Sombra Peixoto; do secretário-geral adjunto, Francivaldo (Vavá) Lemos; da tesoureira Camila Fernandes; e do diretor adjunto de subseções, Marco Antônio Sobreira. Também compuseram a mesa o diretor do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA) e conselheiro federal, Erinaldo Dantas; o presidente da OAB Sobral e coordenador do Colégio de Presidentes, Rafael Ponte; o presidente em exercício do TJCE, desembargador Mauro Liberato; e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Cássio Pacheco.
O primeiro dia do I Colégio de Presidentes contou com a presença dos representantes das Subseções da OAB-CE: Rafael Ponte, presidente da OAB Sobral e coordenador do Colégio de Presidentes; Batista Júnior, presidente da OAB Litoral Leste; André Freitas, presidente da OAB Vale do Jaguaribe; Helter Junior, presidente da OAB Serra da Ibiapaba; Sales Junior, presidente da OAB Sertões de Crateús; Nair Freitas, presidente da OAB Inhamuns; Vicelmo Sales, presidente da OAB Cariri Oriental; Kleber Colares, presidente da OAB Vale do Salgado; Nivaldo Pessoa, presidente da OAB Litoral Oeste; Neudson Moreira, presidente da OAB Canindé; Leandro Teixeira, presidente em exercício da OAB Sertão Central; Niefson Bruno, presidente da OAB Itapipoca; e Cesariny Campos, tesoureira da OAB Região Metropolitana.
Também marcaram presença no evento Márcio Vitor Albuquerque, diretor adjunto de Prerrogativas; Henrique Gadelha, diretor adjunto de Relações Institucionais; Adhara Camilo, tesoureira adjunta; Vládia Feitosa, conselheira federal; Waldir Xavier, conselheiro federal; Edgar Ximenes, conselheiro estadual; e Jane Calixto, vice-presidente da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE).