Estudantes do Ensino Médio do colégio Maria Ester II, localizado no bairro Serrinha, em Fortaleza, receberam, no dia 8 de abril, a visita do Projeto “OAB CDC nas Escolas”, iniciativa da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). Durante cerca de uma hora, membros da Comissão compartilharam com os alunos informações sobre diversos temas ligados aos direitos dos consumidores.

O bate-papo começou por uma introdução ao assunto, seguido por dúvidas que os próprios estudantes trouxeram ao longo da conversa. Compras virtuais, direito de troca ou arrependimento, produtos com defeito, golpes, segurança em determinados sites e órgãos aos quais é possível recorrer em busca de direitos do consumidor foram alguns dos temas abordados.

Segundo a coordenadora do projeto, Vera Lindemberg, a receptividade dos estudantes é grande, principalmente devido à afinidade com compras no ambiente virtual. “Muitos alunos se interessam pelo tema, pois consomem diariamente e existe o interesse de fazer isso de forma segura, bem como compartilhar informações com os familiares”, declarou a advogada.

Para Cláudia Santos, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, o projeto é fundamental para a educação no consumo, uma vez que leva informações sobre direitos a um segmento muito atuante nas relações de consumo, os jovens e adolescentes.

Além da coordenadora da iniciativa, também participaram do momento as integrantes da Comissão: Bianca Santos, Roberta Oliveira, Jéssica Rodrigues e Bruna Linamara. O Projeto “OAB CDC nas Escolas” já passou por cerca de dez instituições de ensino, sempre com o objetivo de alcançar a sociedade por meio da prestação de serviço. Escolas públicas ou privadas que quiserem receber a visita do projeto, devem entrar em contato por meio do Instagram da comissão: @cdc_oabc.