No último dia 16 de maio, a OAB Ceará, por meio da Comissão de Direito Bancário e da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), realizou o curso “Destrava Direito Bancário”. O evento teve como objetivo capacitar a advocacia para atuar de forma estratégica e eficiente nas demandas do setor bancário, fortalecendo o conhecimento técnico e promovendo uma prática profissional mais segura e eficaz.
Realizado de forma híbrida, o curso contou com a participação de aproximadamente 120 advogadas e advogados inscritos, entre presenciais e online. O diretor adjunto para a Jovem Advocacia da OAB-CE, João Ítalo Pompeu, destacou a importância da oportunidade oferecida. “A nossa ideia foi fazer esse evento aqui para que vocês possam usufruir o máximo possível e aproveitar a oportunidade do curso gratuito para aprender mais e se atualizar”, afirmou.
Para a presidente da Comissão de Direito Bancário da OAB-CE, Ana Carolina Franco, o curso representa mais um avanço na difusão do tema entre os profissionais da advocacia. “Mais um excelente evento da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) junto à Comissão de Direito Bancário da OAB-CE. Muito feliz com o público e o alcance do Direito Bancário junto aos colegas advogados do Ceará”, comemorou.
A presidente da Comissão da OAB Jovem da 57ª Subseção da OAB/MG e especialista em Direito Bancário, Yasmin Fidelis, foi uma das palestrantes e abordou a fase extrajudicial nas relações bancárias. “Falamos sobre a conduta do advogado nessa etapa, o uso de ferramentas como plataformas oficiais, notificações e negociações estratégicas, além de mostrar como é possível lucrar com ética e agilidade, protegendo o consumidor desde o primeiro contato”, explicou.
O secretário-geral da Comissão de Direito Bancário, Dyonnathan Duarte, reforçou a relevância da iniciativa. “Foi um evento enriquecedor para todos nós que atuamos ou desejamos atuar com Direito Bancário. A troca de experiências e a abordagem prática foram grandes diferenciais”, avaliou.
A programação do curso incluiu temas como hipossuficiência, superendividamento, políticas de crédito rural, além de ações bancárias e outros tópicos fundamentais para quem deseja se aprofundar na área.