A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) realizou, na última quinta-feira, 05, a cerimônia de Posse Geral das Comissões Temáticas da instituição. O evento ocorreu no auditório da sede da seccional e marcou oficialmente a posse de 65 comissões, que atuarão ao longo do triênio 2025–2027 em diversas áreas do direito.
A solenidade reuniu membros efetivos e consultivos, que se dedicam ao fortalecimento da Ordem por meio da atuação técnica e propositiva das comissões temáticas, que são uma das principais estruturas de participação e contribuição coletiva da advocacia cearense dentro da OAB.
A presidente da OAB-CE, Christiane do Vale Leitão, parabenizou os empossados e destacou o papel estratégico dos grupos de trabalho no desenvolvimento da Ordem. “As comissões são o coração pulsante da OAB. É nelas que a advocacia se aproxima das causas, propõe soluções, promove debates e atua para transformar realidades. Nosso compromisso é garantir que cada comissão tenha espaço, apoio e visibilidade para exercer seu papel com excelência e impacto social”, afirmou.
O vice-presidente e coordenador geral das comissões temáticas da OAB-CE, David Peixoto, reforçou a função institucional dos grupos de trabalho. “Cada comissão representa um elo entre a advocacia e a sociedade. Nossa função é oferecer estrutura e diálogo constante, garantindo que essas frentes temáticas estejam ativas, atualizadas e em sintonia com os desafios contemporâneos. A atuação coletiva qualifica a OAB como referência de conteúdo e compromisso ético”, destacou.
Raphael Castelo Branco, presidente da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) e coordenador adjunto das comissões temáticas, frisou o apoio da escola às comissões. “A ESA estará ao lado das comissões para transformar ideias em ações. Juntos, vamos ampliar os debates, capacitar a advocacia e promover eventos que enriqueçam o conhecimento jurídico e fortaleçam o papel da Ordem na formação contínua da classe. Nós temos, aqui nessa casa, o maior exército de voluntários e voluntárias de todo o estado. A atuação conjunta é o caminho para uma OAB mais participativa, técnica e relevante”, pontuou.
A nova composição das comissões reflete a pluralidade da advocacia cearense, com representantes das mais diversas frentes de atuação, fortalecendo o papel democrático e propositivo da OAB Ceará.
Novos membros reforçam atuação das comissões temáticas nas áreas condominial e tributária
Entre os empossados, a síndica profissional, Diva Firmino, passou a integrar a Comissão de Direito Condominial (CDCond). Para ela, o ingresso na comissão representa uma oportunidade de fortalecimento profissional e jurídico. “Me sinto honrada em participar da CDCond, área de muita relevância. É minha área de atuação como síndica profissional, e tem a importância de buscar mais conhecimento, qualificação e mais segurança jurídica para o segmento condominial”, afirmou.
Já o advogado Vitor Sombra (OAB-CE 46.520) tomou posse na Comissão de Direito Tributário (CDTrib), destacando a importância do momento para a valorização do campo jurídico no estado. “Momento muito importante para a valorização da cultura do direito tributário no Ceará e, sobretudo, para fomentar o estudo e o networking, que são aspectos extremamente relevantes para a advocacia cearense”, destacou.