No último domingo (15/06), a OAB Ceará promoveu uma ação de acolhimento e incentivo aos candidatos que prestaram a 2ª fase (prova prático-profissional) do 43º Exame de Ordem Unificado (EOU). A atividade foi realizada por meio do projeto “OAB Jovem Recepciona”, com atuação nos locais de prova em Fortaleza: Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) e Centro Universitário Farias Brito (FB UNI). Já em Sobral o projeto esteve presente no Centro Universitário UNINTA.

A iniciativa foi fruto do trabalho conjunto do Conselho Consultivo OAB Jovem, da Comissão de Apoio à Advocacia em Início de Carreira, da Comissão da Juventude e da Comissão de Apoio ao Acadêmico de Direito. O foco foi oferecer suporte emocional, palavras de incentivo e itens essenciais, como água e canetas, aos examinandos.

A presidente da OAB-CE, Christiane do Vale Leitão, acompanhou de perto a ação e destacou seu impacto positivo. “Estar presente nesse momento é uma forma concreta de mostrar que a OAB caminha junto com a advocacia desde o primeiro passo. Acolher, escutar e apoiar é também fortalecer o futuro da nossa profissão”, disse

O presidente da OAB Subsecção Sobral destacou a ocasião representa o espírito de acolhimento. “A união, compromisso e incentivo mútuo, dessa maneira, mostrarmos que a advocacia é construída com empatia, apoio e pertencimento”, complementou.

O presidente do Conselho Consultivo OAB Jovem, Eric Freire, também esteve presente e reforçou o compromisso com a nova geração. “Nossa missão foi apoiar os estudantes e bacharéis que prestaram a segunda fase do exame, oferecendo não só materiais, mas também incentivo. O Conselho Jovem reafirma, com esse projeto, seu compromisso com o cuidado, a escuta e o fortalecimento da jovem advocacia”, afirmou.

A conselheira jovem e propositora do projeto, Gislene Fontenele, celebrou a realização da primeira edição. “Gratidão define esse momento. Foi um verdadeiro sucesso. Estar presente e acolher os examinandos foi uma experiência enriquecedora. Que essa seja apenas a primeira de muitas ações em prol de quem sonha em integrar a advocacia”, pontuou.

O presidente da Comissão da Juventude da OAB-CE, Hiago Marques, ressaltou a importância de iniciativas como essa. “Receber esses candidatos com respeito, incentivo e empatia é reafirmar nosso compromisso com uma advocacia mais humana e acolhedora desde o início”, ressaltou.

Candidatas relatam acolhimento e gratidão

Além do apoio institucional, o projeto proporcionou um ambiente de escuta e empatia. As candidatas Maria Suellen Pires, bacharel em Direito, e Franciely Nunes, estudante, expressaram como se sentiram acolhidas pela ação. “Gostaria de agradecer à OAB-CE por estar nos recepcionando. É muito importante esse acolhimento num momento tão tenso”, afirmou Franciely Nunes.

Já Maria Suellen Pires ficou feliz com a recepção feita pela OAB-CE. “Deixo registrado minha gratidão pelo momento. Muito importante ter a presença da Ordem cearense aqui prestando esse apoio.”

Sobre o Projeto “OAB Jovem Recepciona”

Aprovado em sessão do Conselho Consultivo da OAB Jovem Ceará, no mês de junho, o projeto tem como objetivo principal oferecer acolhimento emocional e incentivo aos candidatos do Exame da Ordem, contribuindo para a redução da ansiedade e para a construção de uma advocacia mais empática e fortalecida desde o início da trajetória profissional. Saiba mais clicando aqui.