Na última quinta-feira, 21, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) promoveu, no auditório da seccional, o seminário “Agosto de Cuidar”, evento que integra a campanha Agosto Lilás, mês dedicado para a conscientização, prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa contou com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), e da Comissão da Mulher Advogada (CMA) da Ordem.

A programação foi marcada por painéis, expositores e serviços oferecidos pela CAACE, como massagem, esmaltação, design de sobrancelhas e limpeza dentária. Durante o ensejo, também ocorreu a posse de nove novas integrantes da CMA, fortalecendo a atuação institucional em defesa das pautas de gênero.

Um dos momentos de maior impacto foi o ato simbólico de provocação, em que nomes de vítimas de feminicídio foram citados, abrindo espaço para reflexão coletiva sobre a urgência do enfrentamento à violência contra a mulher.

A programação do Seminário foi composta por três painéis que abordaram temas essenciais sobre a pauta, sendo “Estrutura de Acolhimento”, “Quebrando o Ciclo da Violência” e “Entre a norma e a ação: a importância da perspectiva de gênero”. O primeiro painel destacou a importância da rede de proteção às mulheres no Ceará, apresentando os equipamentos públicos disponíveis para acolhimento, como as Casas da Mulher Brasileira e regionais, além das Delegacias de Defesa da Mulher. Foi ressaltada a necessidade de um trabalho em rede eficiente, já que, quando um dos elos falha, todo o sistema perde efetividade, comprometendo a segurança e a dignidade das mulheres em situação de violência.

A presidente da OAB-CE, Christiane do Vale Leitão, destacou a relevância do encontro. “É com grande honra que recebemos este seminário, que integra a campanha Agosto Lilás, um mês que simboliza a luta contra a violência de gênero. Apesar dos avanços conquistados desde a Lei Maria da Penha, os números ainda são alarmantes. Por isso, o Agosto Lilás não é apenas uma campanha, mas um chamado à ação. Temos que denunciar, acolher, educar e garantir justiça para todas as mulheres”, afirmou.

A presidente da CMA, Eliene Bezerra, reforçou o caráter mobilizador da iniciativa. “Estamos em um mês de conscientização, prevenção e ação, em que reafirmamos nosso compromisso com a dignidade e o direito das mulheres. O Seminário ‘Agosto de Cuidar’ representa o protagonismo da advocacia cearense em uma pauta essencial, que é a defesa incondicional das mulheres”, declarou.

A deputada estadual e secretária das Mulheres do Estado, Lia Ferreira Gomes, também participou da solenidade e pontuou a necessidade de interiorização das políticas públicas voltadas às mulheres. “Eventos como este fortalecem nossa luta e nos aproximam de uma realidade mais justa, em que a violência contra a mulher seja definitivamente superada”, frisou.

A secretária de Direitos Humanos do Estado do Ceará, Socorro França, ressaltou o simbolismo do momento. “Ver uma mulher à frente da OAB Ceará após 90 anos é uma vitória coletiva de todas nós. Mas sabemos que o caminho ainda é de resistência, pois é preciso transformar estruturas e mentalidades para que a dignidade seja plenamente respeitada”, disse.

O Seminário “Agosto de Cuidar” reforça o compromisso da OAB Ceará em atuar de forma integrada com instituições e sociedade civil no combate à violência de gênero, promovendo diálogo, acolhimento e ações concretas em defesa das mulheres.

Também compuseram a mesa durante o evento a vice-presidente da CAACE, Francisca (Chiquinha) Castelo Branco; a presidente da OAB Subsecção Inhamuns, Nair Freitas; a presidente da OAB Subsecção do Maciço de Baturité, Janaina Nunes; a conselheira estadual da OAB-CE e diretora adjunta de Políticas Educacionais para Mulheres da ESA-CE, Érica Martins; a primeira-dama da Assembleia, Tainah Marinho; a deputada estadual, advogada e servidora pública municipal da Agência de Fiscalização, de Fortaleza (Agefis), Larissa Gaspar; a secretária municipal de mulheres de Fortaleza e secretária de mulheres do Partido dos Trabalhadores no Ceará, Fátima Bandeira; a promotora de justiça e coordenadora do Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher do Ministério Público do Estado do Ceará, Livia Cristina Araújo; a advogada da procuradoria especial da mulher da Assembleia Legislativa do Ceará, Catarina Clares, representando a deputada titular da procuradoria, Juliana Lucena; a cofundadora do grupo mulheres do Brasil, Annette Reeves de Castro; e a procuradora especial da mulher da Câmara de Fortaleza, presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Adriana Almeida.