A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) nomeou, por meio da Portaria nº 234/2025, a advogada Lissia Maria Eugênio Lopes (OAB-CE 27.768) como presidente da Comissão de Direito Funerário da seccional. A portaria foi assinada no dia 5 de setembro, pela presidente da OAB-CE, Christiane do Vale Leitão, com mandato válido até 31 de dezembro de 2025. Também estiveram presentes durante o ato da assinatura o vice-presidente e coordenador-geral de comissões, David Peixoto; e o conselheiro estadual e presidente da Comissão de Seleção, Eduardo Brasil.

Christiane Leitão destacou a relevância da nomeação para ampliar o alcance das comissões temáticas da Ordem. “A criação desta comissão e a nomeação da advogada Lissia Lopes reforçam o compromisso da OAB-CE em abrir espaço para áreas do Direito que impactam diretamente a vida em sociedade. O Direito Funerário é uma pauta sensível, que envolve respeito, dignidade e cidadania, e estamos certos de que, sob a condução da presidente nomeada, terá um importante papel institucional”, frisou.

Para Lissia, a criação da comissão representa um marco de valorização de um ramo ainda pouco explorado. “Recebo com grande honra a nomeação como presidente da Comissão de Direito Funerário da OAB Ceará. Trata-se de uma oportunidade valiosa para conhecer, explorar e aprofundar um ramo do Direito ainda pouco discutido, mas que, de forma silenciosa e constante, permeia a vida de todos. Espero que, por meio dessa comissão, possamos fomentar o debate, promover a produção acadêmica e contribuir para o desenvolvimento de diretrizes que fortaleçam esse campo do Direito, que ainda carece de maior atenção institucional e doutrinária”, disse.

A nova presidente é Procuradora do Município de Fortaleza, ex-Procuradora do município de Porto Alegre e possui bacharelado em Direito pela Universidade Federal de Ceará (UFC).

Clique aqui e confira mais informações sobre a comissão