Em uma solenidade de celebração, homenagem, aprendizado e integração, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) realizou a abertura do VII Encontro Regional da Jovem Advocacia do Nordeste (ERJAN). O evento ocorreu no Teatro do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7) e contou com a aula magna da presidente da OAB Bahia, Daniela Borges, a outorga da Comenda Professor Agerson Tabosa Pinto à presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, além da entrega de carteiras para jovens advogadas e advogados.
Para a presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, “o ERJAN expressa, de forma concreta, a prioridade que a OAB Ceará confere à jovem advocacia. Sabemos que o início da carreira é marcado por desafios. Não é simples abrir um escritório, construir credibilidade ou competir em um mercado cada vez mais exigente. Por isso, reafirmo nosso compromisso em oferecer apoio real e efetivo”.
O presidente do Conselho Consultivo OAB Jovem da OAB-CE, Eric Freire, destacou a importância do evento. “Este encontro representa união, propósito e futuro. O Nordeste, mais uma vez, mostra a sua força ao reunir jovens advogados e advogadas comprometidos com o aprimoramento e a transformação social. A cada novo advogado e nova advogada nasce uma voz em defesa da justiça”.
Usando um papel em branco para seu discurso, o presidente da Comissão de Apoio à Advocacia em Início de Carreira da OAB-CE, Luccas Conrado, falou aos novos inscritos na OAB-CE. “A folha em branco na nossa vida representa que o papel aceita tudo, assim como na nossa trajetória. É um lembrete que nós temos, em nossas carreiras de advogadas e advogados, que produzirmos grandes frutos. Este é o legado que deixaremos e é o legado que nossas famílias carregarão. O que fica é o que a gente escreve na folha em branco”.
A programação do evento se estenderá com uma série de palestras realizados de maneira simultânea na sede da OAB-CE, a partir das 9h. Ao longo do dia 4/12, a jovem advocacia poderá acompanhar debates sobre advocacia tech e inteligência artificial, marketing jurídico e posicionamento digital, gestão de escritórios e empreendedorismo jurídico, interiorização da advocacia, igualdade racial, diversidade e inclusão, direito do trabalho, previdenciário, eleitoral, médico, de família, consumidor e imobiliário, além de painéis dedicados a soft skills, oratória e liderança na carreira jurídica. As mesas reunirão palestrantes e dirigentes de diversas seccionais da OAB e de entidades parceiras, oferecendo uma imersão prática e estratégica para quem está em início de carreira.
A abertura do evento também foi prestigiada pelos demais dirigentes do Sistema OAB, da academia jurídica e representantes do Nordeste que compuseram a mesa de honra: o coordenador do Mestrado em Direito da Uni7 e juiz federal, João Luís Nogueira Matias; o vice-presidente da OAB-CE, David Sombra; o membro honorário vitalício, Hélio Leitão; a conselheira federal da OAB, Vládia Feitosa; o presidente da Escola Superior de Advocacia do Ceará, Raphael Castelo Branco; a assessora especial da Presidência para assuntos da Jovem Advocacia, Júlia Barreto; a presidente da OAB Bahia, Daniela Borges; o secretário-geral da OAB Rio Grande do Norte, Ricardo Lucena; o diretor de Interiorização da OAB Minas Gerais, Paulo Henon; da presidente do Conselho da Jovem Advocacia da OAB-AL e da Comissão Nacional da Advocacia Jovem do CFOAB, Gabriela Tavares; o presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante da OAB-RN; os presidentes de Conselhos Seccionais da Jovem Advocacia, Yuri Chaves (OAB-PI), Jeisson Pinheiro (OAB-MA), Helidissiony Souza (OAB-BA), Nathalia Travassos (OAB-PB); a presidente em exercício da Associação dos Jovens Advogados de Fortaleza e Regiões do Ceará (Ajaforte), Ana Laura Chaves; e o presidente da Nova Advocacia, Pedro Brito.
Aula Magna
Com o tema “Advocacia 5.0: da lousa ao algoritmo – o papel estratégico da OAB na formação da Jovem Advocacia Empreendedora e Inovadora”, a presidente da OAB Bahia, Daniela Borges, iniciou sua aula magna destacando os desafios e oportunidades do início de carreira.
“É muito especial para mim estar nesse momento de abertura porque, sem dúvida nenhuma, a jovem advocacia não é apenas o futuro. Ela já é o presente da advocacia porque já ingressou na profissão fazendo a transformação. Como é desafiador, de fato, começar. Digo sempre que, nesse tempo urgente, é como se a gente, desde criança, tivesse que estar todo tempo em formação. Estamos programados para aquele momento em que a gente vai se formar, seja na vida pessoal, formando uma família, seja no profissional, com a formação de uma carreira, sociedade ou vida acadêmica”, destacou.
Comenda
A abertura do evento contou com a solenidade de outorga da Comenda Professor Agerson Tabosa Pinto à presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, honraria do Uni7 destinada a personalidades que se destacam no campo jurídico e na prestação de serviços relevantes à sociedade.
A Comenda foi entregue pelas mãos do reitor da instituição, Jáder Figueiredo, e da Chanceler do Uni7, Maria Vital, com a presença dos professores da instituição Hélio Leitão Neto e Hélio Leitão.
“Este é um momento muito especial para a Uni7, primeiro porque, além da entrega da Comenda Professor Agerson Tabosa Pinto, temos a alegria, hoje, de entregar carteiras à nova advocacia. E aqui é uma escola de Direito, uma academia de onde saem advogados e advogadas muito preparados e competentes. Quero desejar a todos que sejam excelentes profissionais, não se cansem de buscar a justiça sem, portanto, esquecerem os princípios inerentes à nossa profissão, especialmente, a ética profissional”.
Vermelhinha na mão
A solenidade foi encerrada com a entrega de carteiras para cerca de 50 novos advogados e advogadas incritos nos quadros da OAB-CE.
Antes do juramento, a presidente da OAB-CE, falou aos jovens advogados e advogadas sobre o momento especial. “Todos nós lembramos do dia que recebemos a nossa carteira. A Jovem Advocacia não se define por um critério etário, mas sim pelo tempo de experiência. Hoje, estamos celebrando o conhecimento, o respeito à nossa profissão, o orgulho que vai nortear a carreira de cada um de vocês”.
VII ERJAN
O VII Encontro Regional da Jovem Advocacia do Nordeste é realizado pela OAB-CE, por meio do Conselho Consultivo OAB Jovem, da Comissão de Apoio à Advocacia em Início de Carreira, da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) e da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), consolidando o compromisso institucional com a formação continuada e o protagonismo da jovem advocacia.
A iniciativa ainda conta com o apoio do Banco do Nordeste, do Governo do Brasil, da plataforma Cálculo Jurídico, do SEBRAE e do Sesc (Fecomércio/Senac), fortalecendo a integração entre advocacia, setor público, entidades de fomento e instituições de educação e cultura.
O evento também tem o patrocínio da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e da Viajar Viagens, que se somam à OAB-CE na construção de um ambiente de qualificação, networking e oportunidades para a jovem advocacia nordestina.