Com o intuito de estimular a produção acadêmica na área jurídica e preparar a advocacia para o ingresso em programas de mestrados e doutorados, a Escola Superior de Advocacia do Ceará – ESA-CE lançou nesta terça-feira, 07/04, a segunda edição do Programa de Aceleração à Pesquisa Jurídica.
O lançamento da segunda edição contou com uma aula magna dos professores Emerson Castelo Branco e Layza Castelo Branco sobre “Interseccionalidade na Aceleração da Pesquisa Jurídica: Como pesquisar com mais profundidade e velocidade”. A abertura foi conduzida pelo vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), David Peixoto; Raphael Castelo Branco, presidente da ESA-CE; e Lívia Chaves e Eduardo Bezerra, coordenadora e diretor do programa, respectivamente.
Lívia Chaves reforça o compromisso da ação tanto com a profissão quanto com a sociedade. “Este programa vai além da atualização profissional, ele convida o advogado e a advogada a assumirem também o papel de pesquisadores, de produtores de conhecimento jurídico comprometidos com a realidade social do nosso estado e do nosso país”, destacou.
A importância da iniciativa no âmbito profissional e científico é reforçada pelo advogado e aluno da primeira edição do programa, Jardel Oliveira, que proporciona “não apenas o aprofundamento teórico, mas também uma imersão prática na construção da pesquisa jurídica de qualidade, estimulando reflexões atuais e relevantes para a atuação profissional e acadêmica”, afirmou.
Programa de Aceleração à Pesquisa Jurídica
O Programa, desenvolvido pela ESA-CE, promove capacitações para a metodologia da pesquisa jurídica e escrita científica; produção de artigos; fomento de publicação de artigos em revistas jurídicas; mentorias com docentes e advogados com experiência acadêmica e parcerias com universidades e periódicos para facilitar as publicações e projetos de pesquisa.
Confira a relação de cursos e eventos promovidos pela ESA-CE no site: esace.org.br.