A sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) recebeu, nesta sexta-feira (19/08), o seminário “Advocacia Trabalhista na Prática”. O evento, realizado de forma gratuita, contou com a idealização e promoção da Comissão de Direito do Trabalho (CDT) e abordou como os advogados e advogadas da área trabalhista podem contribuir desde a atuação no início da carreira na advocacia preventiva à preparação para atuar em causas mais complexas.
O presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-CE, Rafael Sales, deu boas-vindas aos participantes e enfatizou a missão da CDT em oferecer capacitações que irão auxiliar no cotidiano do advogado e da advogada trabalhista. “Este evento é de suma importância e uma excelente oportunidade de trabalhar o network para as pessoas que gostam de estudar o direito do trabalho. É também uma forma de ver novos horizontes, a partir da abordagem prática. Tenho certeza que todos os que estão participando deste evento terão um grande avanço em suas carreiras, porque a abordagem aqui apresentada irá trazer alguns insights que vão melhorar, inclusive, na gestão de seus escritórios de advocacia”, afirmou.
A advogada trabalhista e uma das palestrantes, Tarcilla Goes, explanou sobre técnicas para uma contestação de excelência e como analisar de forma eficaz o processo trabalhista. “Uma boa defesa vai te auxiliar como advogado na instrução. Então, nós precisamos ter esse conhecimento na base técnica, mas, principalmente, uma base processual para elevar o nível do processo, para mostrar ao cliente e ao juiz que é você o expert no assunto em questão”, disse.
Diversos temas foram discutidos ao longo do dia como “Elementos essenciais da inicial trabalhista”, “Os desafios do início de carreira na advocacia preventiva” e “A preparação do advogado trabalhista para atuar em causas complexas”.
O seminário, realizado em parceria com a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), teve como palestrantes e mediadores: o juiz do TRT2, Josley Soares, e os advogados e advogadas trabalhistas Marcelo Muniz, Daniel Aguiar, Carolina Guimarães, Raul Aguiar, Tarcilla Goes, Rosinê Magalhães, Paulo Germano Autran Nunes, Rayane Rayol e Jane Calixto, que também preside a Comissão Sindical da OAB-CE.


