Representantes da diretoria da OAB-CE compareceram, na sexta (12/05), ao município de Camocim, na subsecção de Sobral, para a inauguração de uma nova sala destinada à advocacia local. O espaço, localizado no Fórum Dr. Alcimor Aguiar Rocha, foi nomeado em homenagem a Armando Quixadá Pereira, ex-Procurador Geral do Município e renomado advogado. A sala conta com um ambiente climatizado, sala de reunião e audiências, computadores e visa trazer mais conforto para classe advocatícia da região norte.

Estavam presentes, em nome da Ordem, o presidente da seccional cearense, Erinaldo Dantas; o secretário-geral, David Peixoto e o secretário-geral adjunto, Rafael Ponte. Além destes, compareceram da subsecção de Sobral, o presidente Ézio Azevedo, a vice-presidente, Eveline Carneiro; o secretário-geral, David Gomes Pontes; a secretária-geral Adjunta, Ana Luiza Barbalho e o tesoureiro, Joaquim Jocel de Vasconcelos Neto. O evento também contou com a presença de dezenas de advogados e advogadas da região.

Na solenidade, Erinaldo Dantas agradeceu às boas-vindas e reforçou a importância de ações voltadas para os advogados do interior do estado. “É de grande alegria para mim estar aqui, em Camocim, e contar com a recepção destes grandes nomes da advocacia local. Nesta gestão, temos como um dos objetivos centrais, contemplar o maior número de localidades do Ceará, para que o exercício da profissão seja cada vez mais democrático. Não é justo que os profissionais do interior paguem a mesma anuidade e não possuam os mesmos benefícios que os da capital”, afirmou o presidente da OAB-CE.

De acordo com Rafael Ponte, esta ação representa um seguimento de medidas da OAB-CE para o fortalecimento da advocacia, tanto do interior, como da capital. “Nesses últimos meses, inauguramos salas da advocacia em Morada Nova, Juazeiro do Norte, Missão Velha, dentre outras subsecções. Além disso, estamos no processo de construção da sede Vale do Salgado, que deve ser inaugurada em agosto. Já na capital, o espaço de Coworking segue sendo uma prioridade nossa: um prédio inteiro a ser utilizado pelos advogados, seja para trabalho, estudo, gravação de podcasts, dentre outras atividades”, informou o secretário-geral adjunto da Ordem.

O presidente da subsecção de Sobral, que abrange o município de Camocim, exaltou a ação, levantando a necessidade que havia de um ambiente cômodo e moderno para o exercício profissional. “A inauguração dessa sala é uma demonstração que estamos trabalhando para oferecer condições para o exercício pleno da advocacia. Hoje, muito do que se faz é virtual, o que torna este ambiente fundamental pois possibilita que os advogados atendam seus clientes, consultem processos, e façam audiências e atendimentos virtuais”, explicou Ézio Azevedo.

O homenageado

Armando Quixadá Pereira nasceu em Fortaleza-CE, tendo cursado a Faculdade de Direito do Recife, no período de 1949 a 1953. Foi discípulo do professor Pinto Ferreira, catedrático de Teoria do Estado e direito constitucional da faculdade de direito do Recife. Em 1967, se tornou Procurador Chefe do Ministério Público da União no estado do Maranhão. Na década de 1970, virou Procurador Geral do Município de Camocim-CE, tendo sido o mentor da Lei Orgânica do município, no Governo do Prefeito Edilson Veras Coelho. Foi Professor de Filosofia e Teoria do Estado. Advogado militante, recebeu diversas comendas e condecorações outorgadas devido ao exercício exemplar da Advocacia e da defesa dos direitos fundamentais. Advogou por toda a vida, desde a sua formação, em 1953, até o seu falecimento, no ano de 2018.

A cerimônia de nomeação da sala da OAB foi prestigiada por Maria de Jesus Rocha Quixadá, viúva do homenageado, e pelo filho do casal, o também advogado Carlos Afonso Quixadá.

Erinaldo Dantas considerou a nomeação bem colocada, por ir de acordo com os princípios e realizações do homenageado. “A abertura desta sala é algo democrático, o que faz todo o sentido com a figura do Dr. Armando. Era um exemplo de advogado, que lutou pela advocacia de Camocim, com toda sua sabedoria, honestidade e lealdade. Uma homenagem muito pertinente”, afirmou o presidente da OAB-CE.

Entrega de carteira

Na ocasião, também foi realizada a cerimônia de ingressão de um novo membro no Sistema OAB. A carteira foi entregue ao advogado José Francisco Ferreira da Rocha Filho, pelas mãos do presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas e pelo presidente da subsecção de Sobral, Ézio Azevedo.