A presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB-CE, Beatriz Azevedo foi a única brasileira a receber o prestigiado prêmio “Land Heroes 2024” (Heróis da Terra 2024), concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A cerimônia de premiação ocorreu na segunda-feira, 17 de junho, em Bona, na Alemanha, como parte das celebrações do 30º aniversário da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas (UNCCD).

A advogada expressou sua gratidão e alegria pelo reconhecimento. “Sinto-me muito grata e feliz por poder representar o Brasil, o Ceará e Fortaleza nessa premiação. Trazer a realidade do semiárido da Caatinga e do litoral para cá é muito importante, pois precisamos falar sobre a proteção dos vários biomas do Brasil”, disse.

Além de Beatriz Azevedo, nove jovens, com idades entre 18 e 35 anos, foram agraciados com a honraria durante a solenidade, que também marcou a celebração do Dia da Desertificação e da Seca de 2024. Ela é defensora da causa e também atua no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), além de ter sido cofundadora do Instituto Verdeluz, organização de proteção ambiental com atuação no Ceará.