A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) esteve presente na solenidade de abertura da XIX Semana Nacional da Conciliação, representada pela membra da Comissão Especial de Mediação e Conciliação, Margareth Castelo Branco. A abertura dos trabalhos ocorreu na manhã desta segunda-feira (4), no Fórum Clóvis Beviláqua, conduzida pelo presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes.

Para Margareth Castelo Branco, o evento é de grande importância, pois “cada acordo firmado é uma vitória, não apenas em números, mas na reconciliação de histórias e na resolução de conflitos reais. A Comissão estimula que os colegas advogados e advogadas se unam na promoção de soluções pacíficas, pois cada passo em direção à conciliação transforma vidas”.

A cerimônia contou com o lançamento da ferramenta “Quero Conciliar”, que funciona dentro do TJCE Mobile, no qual é possível solicitar audiências de conciliação em processos de divórcio, guarda de filhos, pensão alimentícia, entre outros assuntos familiares, em qualquer época do ano. Clique AQUI para saber mais sobre a ferramenta.

Na solenidade, também foi comemorado o aniversário de 20 anos de instalação do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos (Cejusc) do 2º Grau, unidade mais antiga da Justiça Estadual a ser destinada especificamente para a conquista de soluções negociadas em litígios. Entre as audiências de conciliação registradas nesta segunda-feira, houve a assinatura de um acordo entre o Estado do Ceará e o Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Ceará (Sinpol-CE), beneficiando policiais civis.

Também estiveram presentes a supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJCE, desembargadora Vanja Fontenele Pontes, a juíza Solange Menezes Holanda, diretora do Fórum Clóvis Beviláqua; a juíza Ana Paula Feitosa, coordenadora do Nupemec do TJCE; o procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley Carvalho Filho; o procurador do Estado, Rafael Machado Moraes; e o presidente em exercício do Sinpol-CE, Francisco Antônio Brito Monção.

Veja AQUI outras atividades programadas para a XIX Semana da Conciliação.

SEMANA DA CONCILIAÇÃO

A Semana Nacional da Conciliação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que, anualmente, mobiliza magistrados(as) e servidores(as) de todo o país em para estimular a resolução de conflitos por meio da conciliação e mediação. O evento representa uma oportunidade para que os participantes desenvolvam habilidades de diálogo e resolução de disputas.

A força-tarefa segue ao longo da semana com diversas atividades voltadas para a promoção da cultura de paz, incluindo mutirões de conciliação e ações de mediação em várias comarcas do Estado.