A eleição da OAB Ceará de 2024 ficará marcada na história como a primeira que elegeu uma mulher advogada para presidente da Ordem cearense. Ao lado de Christiane Leitão, que presidirá a OAB Ceará no triênio de 2025-2027, as advogadas Janaína Nunes, Nair Freitas e Emanuele Nobre também foram eleitas para presidirem Subsecções no interior do estado. Com isso, a OAB Ceará dobra o número de duas para quatro mulheres advogadas no seu Colégio de Presidentes.
“Somos maioria entres os inscritos na Ordem. A cada nova gestão, ocupamos mais espaços no Sistema OAB, sendo na presidência das Comissões Temáticas ou pela paridade de gênero nas nossas diretorias e Conselhos. Acredito que o resultado dessa liderança feminina de sucesso é o que tem motivado e inspirado mais mulheres advogadas a participarem da Ordem em posições importantes para o desempenho de um trabalho plural e inclusivo”, disse a presidente eleita da OAB Ceará, Christiane Leitão.
No Maciço de Baturité, Janaína Nunes foi reeleita com 66 votos para o seu terceiro mandato à frente da Subsecção. Em mais um ano, teve candidatura única na Subseccional, obtendo 100% dos votos válidos. “Agradeço a cada advogado e advogada que depositou sua confiança para que nossa Subsecção continue no caminho do avanço. Merecemos e conquistaremos muito mais projetos de valorização e fortalecimento da advocacia do Maciço”, celebrou a presidente reeleita.
A Subsecção de Inhamuns será novamente presidida por uma mulher. Nair Freitas que, hoje, ocupa o cargo de secretária-geral da Subsecção, sucederá a liderança feminina de Ronisa Freitas na presidência. Nas eleições de 2024, Nair concorreu com chapa única, conquistando 64 votos (100% dos votos válidos). “Este resultado reflete a força e a união da nossa classe. Reafirmo meu compromisso de trabalhar com dedicação e transparência para honrar essa conquista, que é de todos nós”, ressaltou.
A advogada Emanuele Nobre foi eleita com 203 votos (100% dos votos válidos) e será a primeira mulher advogada a presidir a Subsecção da OAB Sertão Central. “Juntos, construiremos uma gestão ainda mais inclusiva e representativa, alinhada às necessidades e aos valores de toda a advocacia do Sertão Central. Como a primeira mulher a presidir a Subsecção, sinto-me ainda mais grata por liderar uma chapa plural, que representa com orgulho todas as 11 cidades de nossa região”, destacou.
Trajetória de liderança feminina
Janaína Nunes é advogada desde 1997. Também é professora de Direito Civil e Processo Civil e Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário do Maciço de Baturité. Preside o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Baturité. No Sistema OAB, Janaína foi eleita pela primeira vez à presidência da Subsecção Maciço de Baturité, em 2018. Atualmente, é membra da Comissão Estadual da Promoção da Igualdade Racial da OAB-CE.
Nair Freitas advoga há mais de 10 anos nas áreas de Assessoria Jurídica Municipal, Direito de Família, Direito Processual Penal e Tribunal do Júri, com atuação em mais de 80 júris. Na Subsecção Inhamuns, também já exerceu o cargo de presidente da Escola Superior de Advocacia (2019-2020).
Emanuele Nobre é advogada com 12 anos de profissão, atua nas áreas Cível, Consumidor, Previdenciário, Família, Imobiliário e Trabalhista. No Sistema OAB, exerceu o cargo de vice-presidente da OAB Sertão Central (2019-2021) e secretária-geral da Subsecção (2022-2024).