A Ordem dos Advogados do Brasil – secção Ceará (OAB-CE) oficializou a posse da advogada Ana Carolina Barbosa (OAB-CE: 25.306) como presidente da Comissão de Direito Bancário. A decisão foi protocolada conforme disposto no ofício n° 58/2025, assinado pela presidente da OAB Ceará, Christiane do Vale Leitão, na presença do vice-presidente, David Sombra Peixoto, e do coordenador adjunto de comissões, Raphael Castelo Branco.
A CDB se identifica como um grupo de trabalho e estudo interdisciplinar com especialistas e profissionais atuantes no ramo do direito bancário, os quais têm como objetivo divulgar e incentivar o debate sobre a temática, bem como atuar na defesa das prerrogativas dos advogados e advogadas da área.
Sobre a decisão, Christiane ressaltou a importância da nomeação de Ana, que estará à frente da comissão neste triênio 2025/2027. “Essa nomeação reflete o compromisso da Ordem com a qualificação técnica e profissional das lideranças à frente de suas comissões. Este é um passo essencial para fortalecer o diálogo entre o direito e o setor bancário, promovendo avanços jurídicos que beneficiem toda a classe e a sociedade.”, disse.
Sobre a posse, Ana Carolina, agradeceu pela escolha e declarou estar empolgada para enfrentar os desafios que virão. “Recebo essa nomeação com grande honra e senso de responsabilidade. É um reconhecimento do trabalho realizado ao longo dos anos e uma oportunidade de continuar contribuindo para o desenvolvimento da área bancária no Ceará. Estou entusiasmada com os desafios que virão e comprometida em agregar valor por meio da minha atuação, inclusive junto às demais comissões do Brasil.”, declarou.
Saiba mais sobre Ana Carolina Barbosa Franco
Ana Carolina Barbosa Franco é advogada especialista em Direito Bancário, Processual Civil e Gestão de Pessoas, com mais de 15 anos de experiência na área. Atuou na gestão de carteiras contenciosas de volume e estratégicas para grandes instituições financeiras, incluindo Santander, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco, Picpay , Sicredi e outras. Além da advocacia, tem experiência como docente em Direito Financeiro e Orçamentário.