Durante a 2ª Sessão Extraordinária do Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil –  Secção Ceará (OAB-CE), realizada na tarde da última quarta-feira (29/01), a presidente da entidade, Christiane Leitão, empossou os advogados Sérgio Costa, para o cargo de presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), e Júlio Leite, para o cargo de presidente do Tribunal de Defesa de Prerrogativas (TDP) da OAB-CE. Na ocasião, as duas indicações foram chanceladas de forma unânime pelos conselheiros estaduais. A sessão contou ainda com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da OAB-CE.

Ao anunciar os nomes escolhidos, a presidente da Ordem cearense destacou a boa reputação dos advogados que assumem o comando dos tribunais, assim como desejou uma boa gestão aos novos presidentes. “Faço aqui as minhas boas-vindas, renovando os votos de apreço, respeito, porque sei da lisura e ética de ambos os colegas”, salientou Christiane.

Segundo Sérgio Costa, o objetivo é continuar o trabalho que vem sendo realizado no TED ao longo dos três anos da gestão anterior, assegurando os processos disciplinares, a segurança jurídica e o direito de defesa dos advogados. “Vamos também prosseguir com o objetivo de levar a educação da ética junto às universidades do interior e da capital, aos advogados também vinculados às subseções do interior, para que cada vez mais a ética seja fortalecida para o próprio fortalecimento da advocacia”, declarou Costa.

Entre os planos do novo presidente do TDP, está a identificação de pendências em relação às prerrogativas, visando um trabalho sistemático em prol da dignidade da advocacia. “As prerrogativas são o escudo da advocacia. São as armas que o advogado tem em defesa do Estado Democrático de Direito”, frisou Júlio Leite.

Aproveitando o momento, o diretor adjunto de acesso à Justiça e fundador do TDP, Cleto Gomes, desejou sucesso ao novo gestor e falou de sua ligação com o órgão. “Despeço-me feliz porque o Júlio é a pessoa que tem esse viés de defesa de prerrogativas, e no TDP só permanece quem realmente tem essa paixão”, disse. Cleto acrescentou ainda que continuará como membro consultivo do órgão.