A Ordem dos Advogados do Brasil – secção Ceará (OAB-CE), por meio de sua presidente, Christiane do Vale Leitão, nomeou a advogada Ivna Costa (OAB-CE: 38.623) como presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero. A decisão foi protocolada por meio do ofício n° 52/2025, assinado no último dia 15 de janeiro pela presidente da Ordem cearense.
Nomeada, Ivna segue à frente da CDSG por mais uma gestão, visto que liderou a comissão no triênio 2022-2024. A Comissão temática visa promover debates, projetos e ações no campo do Direito Homoafetivo que venham fomentar a igualdade e liberdade a fim de que os direitos e garantias fundamentais possam ser plenamente efetivados à população LGBTI+.
Ao falar sobre a nomeação, a presidente Christiane Leitão destacou o papel fundamental que a comissão tem desenvolvido por meio de seus trabalhos. “Os trabalhos desenvolvidos pela comissão na luta e nos debates a favor da causa LGBT+ são de suma importância para a defesa dos direitos dessas minorias. Além, é claro, de exercer um papel fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse.
Sobre sua nomeação, Ivna declarou estar honrada por ser escolhida para presidir novamente a CDSG, reafirmando seu compromisso em lutar pelas causas LGBTI+, especialmente, de sua classe no Ceará. “Reassumo com honra e responsabilidade a presidência da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/CE, com o compromisso de lutar pela igualdade, respeito e dignidade de toda a sociedade, em especial da advocacia cearense LGBTI+. Estarei ao lado daqueles que acreditam em uma sociedade mais justa e inclusiva. Agradeço a confiança, especialmente à nossa presidente, Christiane Leitão, e sigo firme na missão de fortalecer uma advocacia que celebre e valorize a diversidade em suas múltiplas formas.”, declarou.
Conheça mais sobre Elisa Ivna Pinheiro Costa:
Elisa Ivna Pinheiro Costa é advogada com ênfase em Direito das Famílias, Sucessões e Direitos Humanos da população LGBTI+; sócia diretora do Escritório Costa Advogados; Especialista em Direito Público pela Faculdade Evolutivo, mestranda em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará; conselheira estadual da OAB/CE; presidente da Associação Nova Advocacia; vice-presidente da Comissão da Liberdade Sexual e Gênero do IBDFAM – CE e Presidenta da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da OAB/CE.