A Praça do Ferreira, no centro da cidade, foi palco de uma ação da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, na última sexta-feira, (14). Das 8 às 12 da manhã, membros da Comissão prestaram informações à população por meio de atendimento jurídico gratuito. O momento fez parte da iniciativa do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) do Ministério Público do Ceará, em alusão ao Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março.
Além da presidente da Comissão, Cláudia Santos, também estiveram presentes os membros da CDC: Bianca Santos (coordenadora do Projeto “OAB/CDC nas Universidades); Jefferson Cavalcante (coordenador do Projeto “OAB/CDC nos Terminais”); Jéssica Rodrigues (1ª vice-presidente); Mário Eloy (2º vice-presidente); Keiley Coelho e Telma Vasconcelos. O vereador e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Fortaleza, Ronaldo Martins, também compareceu ao momento.
Durante os atendimentos, as principais dúvidas da população foram sobre serviços públicos essenciais, como energia elétrica e água. Cláudia definiu a iniciativa como excelente, “porque aproxima a OAB-CE da população, cumprindo um relevante papel social”. Segundo a gestora, as próximas ações sociais a serem executadas serão os Projetos “OAB/CDC nas Escolas” e “OAB/CDC nos Terminais”.
O atendimento à população é parte do conjunto de ações que a presidente idealizou para a gestão 2025-2027. Entre os planos da advogada também estão a promoção de estudos sobre o tema, eventos e ações jurídicas que contribuam para o aprimoramento da atuação dos advogados especializados, além de garantir um espaço para a atualização constante sobre os direitos dos consumidores.
Também fizeram parte da ação os Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da Prefeitura de Fortaleza e da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), além de empresas como Enel, Oi, TIM, Claro, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil, Banco Itaú, Banco Bradesco, entre outros.