A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará (OAB-CE) nomeou o advogado Francisco Jackes Araújo para a presidência da Comissão de Estudos para a Sustentabilidade, ESG e Empreendedorismo. A nomeação foi oficializada pela presidente da OAB-CE, Christiane do Vale Leitão, por meio da Portaria nº 43/2025, assinada no último dia 13 de janeiro, com vigência até 31 de dezembro de 2025. Estiveram presentes no ato de nomeação o vice-presidente da OAB-CE, David Sombra Peixoto, o coordenador adjunto de comissões, Raphael Castelo Branco e o secretária-geral adjunto, Vavá Lemos.
A presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, destacou a importância da comissão para o fortalecimento das práticas sustentáveis no meio jurídico e empresarial. “A sustentabilidade é um tema cada vez mais urgente, e o trabalho desta comissão contribui para conscientizar e qualificar a advocacia cearense na defesa de um desenvolvimento equilibrado e responsável. A OAB-CE segue comprometida em fomentar esse debate e apoiar iniciativas que promovam mudanças positivas na sociedade”.
Jackes Araújo, que já esteve à frente da comissão desde sua criação, reforçou seu compromisso com a continuidade do trabalho e a ampliação das atividades desenvolvidas. “Nosso sentimento é, primeiramente, de gratidão pela confiança que nos foi depositada e, em segundo, de grande responsabilidade. Uma comissão criada por nós é como um filho que precisa de bons cuidados”. Ele ressaltou ainda que o grupo seguirá pautando suas ações na disseminação do princípio da sustentabilidade junto à sociedade, empresas e órgãos governamentais.
Professor e advogado, Jackes Araújo possui uma sólida trajetória acadêmica e profissional. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), é especialista em Direito Corporativo e em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente, é mestrando em Administração de Empresas pela UNIFOR, com foco em Fundamentos e Processos Estratégicos para a Sustentabilidade. Além de sua atuação na OAB-CE, integra entidades como a União Brasileira da Advocacia Ambiental (UBAA) e a Associação Brasileira de Direito de Energia e do Meio Ambiente (ABDEM), além de representar a Ordem em conselhos e câmaras técnicas voltadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.
Com essa comissão, a OAB-CE reafirma seu compromisso com a disseminação do conhecimento sobre práticas sustentáveis e a implementação de ações voltadas para o desenvolvimento responsável. O grupo continuará trabalhando para ampliar a conscientização sobre ESG (ambiental, social e governança) no âmbito jurídico e empresarial, fortalecendo o papel da advocacia na promoção de um futuro mais sustentável.