O advogado André Xerez (OAB-CE 25.545) foi nomeado, no dia 17 de fevereiro, como presidente da Comissão Especial de Ética na Política e de Combate à Corrupção Eleitoral (CEPCCE) da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), com mandato válido até 31 de dezembro de 2025. A nomeação foi oficializada por meio da Portaria nº 110/2025, assinada pela presidente da OAB-CE, Christiane do Vale Leitão. Também estiveram presentes durante o ato da assinatura o vice-presidente da OAB-CE e coordenador-geral de comissões, David Sombra Peixoto; o diretor adjunto de prerrogativas, Márcio Vitor Albuquerque; o presidente da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) e coordenador adjunto de comissões, Raphael Castelo Branco; e a secretária-geral da ESA, Ana Paula Araújo.

Christiane Leitão ressaltou a importância da comissão para a atividade institucional da Ordem. “A ética na política e o combate à corrupção eleitoral são compromissos permanentes da OAB-CE. A escolha do advogado André Xerez reafirma nosso compromisso com uma atuação técnica, vigilante e propositiva, que contribua para o fortalecimento da democracia e do processo eleitoral”, afirmou.

Ao comentar sobre a nomeação, André Xerez destacou a continuidade de sua atuação à frente da CEPCCE e os desafios que a atual conjuntura política impõe. “Mais uma vez, assumo a presidência da comissão de Ética na Política e Combate à Corrupção Eleitoral com o sentimento de gratidão à diretoria da OAB-CE pela confiança em nosso trabalho e, sobretudo, com responsabilidade para conduzir este braço da advocacia nas importantes missões institucionais que lhe são reservadas. O principal objetivo é prosseguir com o desenvolvimento de ações visando ao aperfeiçoamento do processo eleitoral e do exercício da política em sentido amplo, dentro do contexto dos desafios atuais que a democracia reclama”, declarou.

Doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (UFC), André Xerez é membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) e integra também a comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB.