A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará realizou, na última terça-feira (15/04), o I Encontro de Presidentes das Comissões Temáticas do triênio 2025/2027. A reunião aconteceu na sede da instituição e reuniu 56 presidentes de Comissões Temáticas, em um momento de acolhimento, integração e alinhamento institucional.

A mesa de abertura foi composta pela presidente da OAB-CE, Christiane Leitão; o vice-presidente e coordenador geral das comissões temáticas, David Sombra Peixoto; o diretor adjunto para a jovem advocacia, João Ítalo Pompeu; o coordenador adjunto das comissões temáticas, Raphael Castelo Branco; o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Sérgio Costa; o presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Júlio Leite; e o conselheiro federal Waldir Xavier.

Durante a abertura, a presidente Christiane Leitão deu boas-vindas aos participantes e destacou o papel essencial das comissões para o fortalecimento institucional e a atuação cidadã da OAB Ceará. “Esse encontro simboliza muito mais do que o início de uma nova etapa: é a afirmação de um compromisso coletivo com a advocacia e com a sociedade. As comissões são o coração pulsante da nossa instituição. São espaços de escuta, proposição, ação e transformação. E vocês, presidentes, são os líderes que conduzem essa missão com coragem, competência e espírito público. Nosso trabalho é feito todos os dias, com muita entrega, e só é possível graças ao engajamento de pessoas comprometidas como vocês. Estamos juntos para fazer valer o propósito maior da Ordem, com união, responsabilidade e diálogo.”

Em seguida, os participantes acompanharam uma apresentação sobre oratória com o advogado e professor Cícero Eduardo, reforçando a importância dessa habilidade no exercício cotidiano da profissão.

Dando continuidade à programação, o vice-presidente da OAB-CE, David Peixoto, apresentou os procedimentos internos da Coordenação Geral das Comissões Temáticas. Em sua fala, ele destacou a importância de uma atuação colaborativa, transparente e alinhada aos objetivos institucionais. “As comissões têm um papel estratégico, e nosso objetivo é garantir o suporte necessário para que cada uma delas atue com segurança, clareza e eficiência. Estamos estruturando procedimentos para facilitar o funcionamento interno, desde a elaboração de projetos e eventos até a comunicação com os setores da Casa. Queremos que cada comissão se sinta amparada e reconhecida dentro da gestão. Vamos caminhar juntos, com organização, respeito mútuo e foco em resultados concretos para a advocacia e para a sociedade.”

A pauta seguiu com a participação do coordenador adjunto das comissões, Raphael Castelo Branco, que tratou da organização de eventos acadêmicos e da parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA-CE). “O setor de comissões é muito nobre, como diz Christiane Leitão, é o coração da Ordem, porque é onde a gente, para além de aperfeiçoar o exercício profissional, também interage com a sociedade nas mais variadas comissões. Eu diria que hoje o principal cliente da nossa escola é a comissão, e a principal parceira das comissões é a ESA”, pontuou.

Na sequência, os presidentes do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Sérgio Costa, e do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), Júlio Leite, reforçaram a atuação institucional dos respectivos órgãos e contribuíram com esclarecimentos aos presentes. A coordenadora de comunicação da OAB-CE, Rebecca Brasil, encerrou o ciclo de apresentações com orientações práticas sobre a comunicação institucional, incluindo prazos, demandas para redes sociais e produção de conteúdo, além de tirar dúvidas sobre procedimentos relacionados à divulgação de eventos e atuação nas mídias e veículos de imprensa.

O encontro também foi um importante espaço para reforçar o papel das comissões na construção de cursos, eventos e projetos, bem como na produção de conteúdos qualificados e na presença estratégica em mídias tradicionais. Foi ressaltada ainda a importância do alinhamento com os princípios e valores institucionais. O trabalho coletivo e voluntário dos membros é o que sustenta a atuação plural e propositiva da OAB-CE em todas as suas frentes.

O momento também foi marcado por manifestações espontâneas dos presidentes de comissões, que destacaram o acolhimento e a importância do evento para o início da gestão. A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Eliene Bezerra, afirmou: “Foi um momento necessário de acolhimento e alinhamento, conduzido com excelência. Sinto-me cada dia mais orgulhosa desta gestão.” Vanessa Venâncio, da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas, classificou o encontro como “memorável, repleto de conhecimento e conexões”, e destacou o desejo de iniciar parcerias com outras comissões. Já Sônia Cavalcante, da Comissão OAB na Escola, reforçou o entusiasmo e a inspiração trazida pelo momento: “Foi um encontro repleto de entusiasmo e coragem de ver acontecer o melhor por nossa classe.”

Outros presidentes também destacaram a condução do evento. “A atual gestão vai deixar marcas indeléveis na história da Ordem no Ceará”, disse Rogério Mâsih, da Comissão de Estágio. Para Jorge Queiroz, o Colégio foi “um marco histórico”. Vládia Lendengue também agradeceu pelo momento: “Foi bastante acolhedor e esclarecedor! Grata alegria reencontrar advogadas e advogados atuantes e queridos!”

Com essa abertura do triênio, a OAB Ceará reforça o seu compromisso com a valorização da advocacia, o fortalecimento da cidadania e a escuta ativa das comissões, que seguem como canais estratégicos de aproximação entre a instituição e a sociedade.