Com uma proposta inovadora, a Comissão de Apoio à Advocacia em Início de Carreira da OAB-CE (CAAIC) realizou o “Oficine Day”, um dia de capacitação prática para a Jovem Advocacia que contou com expositores experientes compartilhando conhecimento por meio de simulações de atos processuais reais do cotidiano da profissão. A capacitação ocorreu nessa quarta-feira (25), no auditório Hugo de Brito Machado, realizada em parceria com a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE).

Durante o curso, os jovens advogados e advogadas assistiram aulas sobre a atuação prática na execução trabalhista; abordagem prática e dicas processuais em audiências de instrução no Direito de Família; prospecção de clientes e conceitos práticos do Direito Previdenciário; instrução criminal e pedidos de liberdade; e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) aplicada a escritórios de advocacia.

Entre os palestrantes estavam o diretor para a Jovem Advocacia da OAB-CE, João Ítalo Pompeu; a Conselheira Seccional, Gabriela Lima; a Presidente da Comissão de LGPD da OAB-CE, Thais Marinho; e o advogado trabalhista, Rafael Sales.

“Nesta gestão, buscamos ampliar não só o número de capacitações para a advocacia, mas também, aprimorar o formato dos nossos cursos. E formações práticas como esta possibilitam uma nova visão do que a Jovem Advocacia vai encontrar no dia a dia da profissão”, ressaltou a presidente da OAB-CE, Cristiane Leitão.  

Para o presidente da ESA-CE, Raphael Castelo Branco, “o projeto da CAAIC fortalece as ações contínuas da Ordem e da Escola na oferta de formação especializada para quem está iniciando na profissão, sobretudo, focada na experiência de quem já atua na advocacia.

“Considero que o evento tenha sido muito proveitoso, o formato do “Oficine Day” é justamente essa interação didática entre palestrantes com muita capacitação prática e conhecimento teórico”, ressaltou o presidente da CAAIC, Luccas Conrado.

O projeto promovido pela Comissão iniciou na Subsecção Litoral Leste, com a realização da Oficina Descomplicando a Advocacia Extrajudicial: Primeiros Passos para Jovens Advogados. Luccas Conrado explica que o projeto está sendo aperfeiçoado, buscando encontrar ofertas de temas que atendam a demanda da advocacia em início de carreira.

A Comissão prevê a realização de novas edições em Fortaleza, ainda no segundo semestre de 2025.