Entre advogados, estudantes e profissionais de diferentes áreas de atuação, 192 pessoas tomaram posse como membros de comissões temáticas da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). A solenidade ocorreu no auditório da sede da seccional, na tarde de 16 de junho. Com atuação durante o triênio 2025-2027, os novos membros poderão contribuir com a sociedade por meio do aprofundamento de temas jurídicos relacionados às comissões das quais passam a fazer parte.
Na oportunidade, a presidente da instituição, Christiane do Vale Leitão, destacou a importância das comissões para profissionais que estão iniciando a caminhada e para advogados mais experientes. “As comissões temáticas trazem oxigênio, possibilitando uma comunicação intergeracional que proporciona acesso a informações, orientações e novas visões do dia a dia”, disse a gestora.
Em concordância com Christiane, o vice-presidente da Ordem cearense, David Peixoto, ressaltou a relevância da troca de saberes e enfatizou a atuação dos presidentes. “Nas comissões, adquirimos experiência com pessoas tão boas ou melhores do que nós. Assim, quero parabenizar os presidentes das comissões, pelo trabalho voluntário que fazem aqui, muitas vezes concorrendo com os afazeres dos escritórios. Eles, com certeza, deixam um legado”, salientou o advogado.
Recém-empossado como membro da Comissão de Direito Cooperativo, Breno Limaverde pretende trazer uma visão administrativa às discussões do grupo. “Como não sou advogado, a ideia é entender como a administração e o direito vão andar juntos e aumentar até mesmo a visão da comissão em si”, frisou. Já Maria Vasconcelos, nova membra da mesma comissão, advoga na área do Direito Cooperativo e acredita que pode contribuir por meio da própria experiência. “Muita gente não conhece o tema, então é uma ótima oportunidade para expandir conhecimentos”, observou.
Além de Christiane Leitão e David Peixoto, compuseram a mesa da solenidade o secretário-geral Thiago Morais, a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, Francisca “Chiquinha” Castelo Branco, o presidente do Conselho Jovem, Eric Freire, a presidente da Comissão do Tribunal do Júri, Jéssica Rodrigues, o presidente da Comissão de Ética na Política e no Combate à Corrupção Eleitoral, André Xerez, o presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Raul Aguiar, o presidente da Comissão de Direito Militar, Marcus Luna, a presidente da Comissão da Advocacia Pública, Izabel Dourado, o presidente da Comissão da Juventude, Hiago Marques de Brito, o presidente da Comissão de Acompanhamento de Regularização Fundiária, Urbana, Rural e Conflitos, Edwin Damasceno, o presidente da Comissão de Direito Cooperativo, Isaac Araújo, o presidente da Comissão de Estudos de Franquias, Átila Gomes, o presidente da Comissão de Estudo para a Sustentabilidade, ESG e Empreendedorismo, Jackes Araújo e a presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Erivânia Bernardino.