A sede da Subsecção da OAB no Crato foi palco, nesta quarta-feira (16), da sessão da 3ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Ceará (TJD-CE). A atividade contou com a presença do presidente do Tribunal, Luciano Furtado, que acompanhou de perto os trabalhos conduzidos pela Comissão.
O encontro reuniu ainda, de forma virtual, o procurador-geral do TJD-CE Rodger Ranieri e o defensor geral Dennis Luiz, promovendo o diálogo institucional entre os órgãos que integram a Justiça Desportiva. A sessão e o subsequente encontro institucional aconteceram com o acolhimento do presidente da Subsecção da OAB Crato, Aderson Feitosa Ferro Terceiro, que também integra a Comissão como auditor.
Após a sessão de julgamento, o presidente do TJD-CE, Luciano Furtado, apresentou os principais procedimentos relacionados ao julgamento de processos desportivos, com destaque para o papel do auditor no devido processo legal. Na sequência, o defensor geral detalhou as atribuições e a importância da atuação da Defensoria junto às partes processadas. O procurador-geral também participou, trazendo contribuições sobre o papel institucional da Procuradoria na fiscalização da regularidade desportiva.
A atividade teve como principal objetivo fortalecer o diálogo e a compreensão sobre as funções desempenhadas por cada órgão que compõe o sistema de Justiça Desportiva. Também representou uma oportunidade de integração entre os membros e de fortalecimento institucional entre o TJD-CE e a advocacia do Cariri, representada pela OAB Crato.
Encerrando os trabalhos, os participantes compartilharam um momento de confraternização, em ambiente de cordialidade e integração.
Estiveram presentes os auditores da 3ª Comissão Disciplinar: Antonio Macêdo Coêlho Neto (presidente), André Carvalho Alves (vice-presidente), Aderson Feitosa Ferro Terceiro, Flavio Roberto de Matos Rodrigues e Bievenido Sandro Andrade Fiúza; os procuradores Raimundo Bezerra Furtado; e os defensores José Fontenele Lopes Junior e José Alcantara Matos Filho.
Para o presidente da OAB Crato, Aderson Feitosa, receber o TJD-CE na Subsecção é uma forma de aproximar a Justiça Desportiva da advocacia local. “Foi uma honra acolher essa sessão na sede da nossa Subsecção e participar ativamente das discussões como auditor. Atividades como essa reforçam o papel da OAB no fortalecimento das instituições e no aprimoramento da Justiça, inclusive no âmbito desportivo”, destacou.