Pelo terceiro ano consecutivo, a OAB Ceará, por meio da Comissão da Mulher Advogada, participou da Tenda Lilás no Fortal, iniciativa voltada à prevenção e ao combate à importunação sexual e à violência contra as mulheres em grandes eventos. A ação é promovida pela Secretaria das Mulheres e pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em parceria com a Defensoria Pública, Polícia Militar e Polícia Civil.
A edição deste ano teve início na quinta-feira (24/07) e seguiu até o domingo (27/07), oferecendo um espaço de acolhimento e orientação para o público feminino. No local, foram disponibilizados atendimentos psicossociais, suporte jurídico, registro de boletins de ocorrência, encaminhamento para medidas protetivas, além da distribuição de materiais informativos sobre direitos e canais de denúncia.
A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Eliene Bezerra, reforça o compromisso da OAB-CE com a proteção das mulheres. “A Tenda Lilás é uma iniciativa essencial. O nosso papel é apoiar, acolher e orientar, mostrando que não estão sozinhas e que há meios para combater esse tipo de violência”, destacou.
Além disse, a representante da Comissão destaca que a atuação conjunta de diversas instituições, a Tenda Lilás fortalece a rede de proteção à mulher e reafirma o compromisso da OAB Ceará com a promoção dos direitos humanos e a construção de uma sociedade mais segura e justa para todas.
Desde sua criação, no Fortal 2023, a Tenda Lilás se consolidou como uma referência no enfrentamento à violência de gênero em eventos de grande porte. A ação vem sendo ampliada e já esteve presente no Carnaval de Aracati e São Benedito, nos festejos de Santo Antônio, em Barbalha, e na ExpoCrato, alcançando cada vez mais mulheres em diferentes regiões do estado.