Na última quarta-feira, 27, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), por meio da Comissão da Juventude, realizou reunião no plenarinho da seccional em alusão aos 12 anos do Estatuto da Juventude. O encontro foi marcado por reflexões sobre os avanços conquistados ao longo desse período e sobre os desafios ainda existentes para a garantia dos direitos da juventude.

A presidente da OAB-CE, Christiane do Vale Leitão, destacou a relevância do encontro e da pauta abordada. “A juventude é a força transformadora da nossa sociedade e merece ser ouvida e valorizada. Fortalecer esta comissão significa reafirmar o papel da OAB-CE como espaço de diálogo, acolhimento e construção de oportunidades, especialmente em uma data tão simbólica para os direitos dos jovens”, frisou.

O presidente da Comissão da Juventude, Hiago Marques, ressaltou a importância da data e do trabalho coletivo. “Uma grande satisfação participar deste evento organizado pelo nosso grupo de trabalho em alusão aos 12 anos do Estatuto da Juventude. Essa é uma data simbólica que nos convida a refletir sobre os avanços já conquistados e, ao mesmo tempo, sobre os desafios que ainda precisamos enfrentar para garantir os direitos dos jovens em nosso país. A OAB-CE, por meio da Comissão da Juventude, reafirma seu compromisso em promover o protagonismo juvenil, a inclusão social e a valorização da participação cidadã, criando espaços de diálogo e fortalecimento das políticas públicas voltadas para essa importante parcela da população brasileira”, afirmou.

O secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston, apresentou as obras de expansão do metrô e do VLT, reforçando o impacto positivo também para a juventude. “O Ceará já possui o maior sistema metroferroviário de passageiros da região Nordeste, com 84 km de trilhos instalados em Fortaleza, Região Metropolitana e, também, no Interior, nas cidades de Sobral, Crato e Juazeiro do Norte. Com as obras atualmente em execução pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), alcançaremos a marca de 100 km, aprimorando ainda mais a mobilidade urbana e gerando mais oportunidades ao povo cearense e, principalmente, para os jovens”, pontuou.

A reunião contou ainda com a presença do secretário-geral adjunto da OAB-CE, Francivaldo (Vavá) Lemos; do secretário da Juventude da prefeitura de Fortaleza, Júlio Brizzi; da secretária executiva da Juventude do Ceará, Denise Bessa; do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira; e do vereador Silvio de Alencar Martins.