A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), a Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) e a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) firmaram parceria com a empresa Forlex que irá disponibilizar à advocacia cearense acesso gratuito a uma ferramenta de inteligência artificial voltada para a prática jurídica. A previsão é que a ferramenta esteja disponível no mês de outubro, de acordo com o anúncio feito na quinta-feira (25/9), na sede da OAB-CE.

“Com essa iniciativa, a OAB-CE reforça seu compromisso em apoiar a modernização da advocacia, promovendo acesso a soluções inovadoras e tecnológicas que otimizam o tempo e contribuem para o exercício eficiente e ético da profissão”, afirmou a presidente da OAB-CE, Christiane Leitão.

Vinícius Espíndula, sócio da Forlex, explicou que a tecnologia, chamada “Livia”, foi treinada com fontes jurídicas, incluindo legislação, jurisprudência e literatura acadêmica. O executivo apresentou as principais funcionalidades da ferramenta que serão disponibilizadas à advocacia cearense: assistente inteligente; gerenciador de documentos; cofre para armazenamento de dados sensíveis com criptografia avançada; gestão de fluxos jurídicos; gestão de clientes; atendimento com integração ao WhatsApp; acompanhamento de processos judiciais e administrativos, com integração aos tribunais e visualização das movimentações; carteira digital para digitalizar e automatizar a gestão de honorários advocatícios.

“A inteligência artificial vem para humanizar a prática jurídica porque vai permitir que o advogado possa administrar o próprio tempo. A tecnologia vem para auxiliar, não para substituir o ser humano”, destacou.

Com o convênio, a advocacia terá acesso gratuito ao plano “Starter” e desconto de 30% sobre o valor de tabela das assinaturas dos planos pagos da plataforma, utilizando o cupom “OABCEFORLEX”. Além do acesso individual, a presidente da OAB-CE afirma que a ferramenta estará disponível nas salas da OAB-CE em todo o Estado, começando por Fortaleza.

O evento de apresentação formal da nova ferramenta também contou com a presença do vice-presidente da OAB-CE, David Sombra; do presidente da CAACE, Cássio Pacheco; do presidente da ESA-CE, Raphael Castelo Branco; do diretor-adjunto de Relações Institucionais, Henrique Oliveira; e do secretário-geral adjunto da OAB-CE, Francivaldo “Vavá” Lemos.